Depois de providenciar uma camada asfáltica em toda a extensão da Estrada do Aloque, que vai desde o conjunto Santa Lúcia até o povoado Aloque, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), voltou a beneficiar a região com ações urbanísticas que repercutiu positivamente na vida das famílias que vivem na localidade. O órgão municipal implantou 50 postes compostos por um conjunto completo de iluminação, que garantiram mais luminosidade e já estão mudando a rotina dos moradores da região.
Praticante de atividades físicas, a dona de casa Sonaly Pereira mora no Aloque, mas frequenta uma academia no conjunto Santa Lúcia. Antes, ela organizava seu horário para o meio-dia, mas, com a nova iluminação, mudou o cronograma para o fim da tarde. "Eu vou com minhas amigas e volto quando está anoitecendo porque sei que agora tem luz para iluminar nossa caminhada. Nem sempre foi assim, eu não tinha coragem de andar à noite por aqui e, até para ir para a academia, precisava sair na hora do sol bem quente", comenta.
As melhorias são facilmente percebidas pelo aumento do movimento no belo pôr do sol que marca a paisagem natural presente naquela parte da capital. "Antes, eu tinha que esperar o ônibus para ir pegar meu filho na escola no Santa Lúcia, mas, hoje, até de bicicleta consigo fazer este percurso", comemora o morador Gilvan Lima, que passa na Estrada regularmente de segunda a sexta-feira.
De acordo com o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, toda a ação foi feita com recursos próprios e atendendo apelos da própria comunidade. "Calculamos que foi preciso investir pouco mais de R$ 50 mil dos cofres da própria Prefeitura. Havia demandas antigas judicializadas e os próprios moradores cobravam esta iluminação, e agora atendemos este pleito, que representa um conjunto de melhorias para esta parcela da população", declara Ferrari.