Prefeitura participa de conferência sobre meteorologia para o inverno de 2019

Defesa Social e Cidadania
25/04/2019 20h55


A Prefeitura de Aracaju atua de maneira integrada para promover ações preventivas que possam contribuir para a redução de riscos e transtornos no período chuvoso. O diálogo com a população e com os demais órgãos competentes faz parte desse processo. Por isso, a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) participou, nesta quinta-feira, 25, da conferência que teve como tema “A meteorologia para a grande Aracaju no inverno de 2019”. A ação ocorreu na Sala de Situação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedurbs) e foi conduzida pelo meteorologista Overland Amaral.

Na ocasião, foram expostas as previsões que apontam chuvas em intensidade normal, com maior probabilidade para volumes acima da média, diferentemente de 2018, quando as chuvas foram abaixo da média. Justamente com o intuído de contribuir com a preparação para o enfrentamento às possíveis situações que possam ser ocasionadas pelas precipitações, o evento reuniu órgãos municipais, estaduais e moradores de áreas de risco, inclusive membros do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec), para tomar conhecimento dos dados. 

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, ressaltou que um dos pontos de grande relevância para efetivação das ações preventivas é o estreitamento de laços entre a comunidade e a Defesa Civil. “A convergência de pensamentos no sentido de buscar melhores observações do sistema meteorológico e a discussão de problemas, em locais de interlocução  entre município limites, na grande Aracaju, é muito importante. Caminhamos no sentido de melhorar condições do observatório meteorológico e de haver maior integração para ampliar os mecanismos de prevenção”, explica o secretário Luís Fernando.

Em concordância com esse direcionamento o morador do bairro Jabotiana, Antônio Wanderley, que também atua como ambientalista e membro do Nudec, afirma que é justamente na prevenção que devem ser empregados maiores esforços. “ Esse é um momento importante para alertar a população para as possibilidades de inundações e propor às autoridades medidas de prevenção, o que é muito mais interessante que mitigar e recuperar os prejuízos causados por algum desastre que venha a ocorrer”, analisou.
 
José Roberto Magalhães, morador do bairro Jabotiana, participou da reunião e levou em consideração as ações preventivas que são realizadas de forma antecipada pela Prefeitura de Aracaju, assim como pela abertura ao diálogo, proporcionada pelo Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec). "Tem melhorado bastante. Antigamente era bem difícil o nosso acesso aos órgãos. Especialmente a partir da formação do Nudec nós tivemos uma ascensão bem maior, em relação a isso. Junto a Defesa Civil passamos a desenvolver uma quantidade muito maior de trabalhos preventivos e de forma mais facilitada para comunicação com os demais órgãos", indicou o morador que também passou a integrar o Nudec do bairro Jabotiana.

Sobre o impacto desses trabalhos ele revela que foram muitos os pontos positivos. "Houve uma melhora acentuada na situação de alagamentos e inundações. Agora, esperamos esses resultados também no período que se aproxima com mais chuvas. A limpeza foi feita após as chuvas do ano passado. Inclusive, na semana passada houve uma chuva que foi muito forte na região e, apesar da maré estar no com nível muito alto, nós não sentimos tanto, havendo apenas o alagado em algumas ruas de forma passageira. Assim que a maré foi baixando a situação ficou normalizada. Em relação aos impactos das chuvas notamos que já houve uma melhora acentuada, também, em relação as chuvas anteriores", analisou José Roberto.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, o major Sílvio Prado, informou que durante a conferência houve a confirmação sobre a previsão do tempo, para este ano . “Esse ano temos uma previsão de chuvas de normal ou acima da media, em relação ao ano passado. Por isso estamos com a atenção redobrada. Nós acompanhamos essas previsões para que tenhamos ações rápidas e os trabalhos sejam ainda mais eficientes”, ressaltou o major Silvio Prado.

O meteorologista Overland Amaral explicou a importância dessa conferência no período chuvoso, possibilitando que a comunidade esteja informada dessas condições. “É importante que diante da intensidade das condições das chuvas que se aproximam, que se tenha certa atenção especialmente dentro das áreas de riscos de alagamento e inundação, provocados pelo momento de  chuvas nas áreas urbanas”, pontuou.