Usuários da Assistência Social recebem orientações sobre Direito Previdênciário

Assistência Social e Cidadania
25/04/2019 19h16

Uma das dúvidas mais frequentes entre o público do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Porto D’anta é sobre Direito Previdenciário. É por isso que Secretaria Municipal da Assistência Social, em parceria com o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), realizou, nesta quinta-feira, 25, no bairro Porto Dantas, uma roda de conversa para esclarecer todas as dúvidas e deixar os participantes mais seguros em relação aos seus direitos previdenciários.

O objetivo do encontro foi auxiliar a população sobre diversos temas, a exemplo da aposentadoria e benefícios sociais concedidos pelo Governo Federal aos cidadãos em situação de vulnerabilidade social, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

A dona de casa Jenifer Correia, que é usuária do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Cras, avaliou a roda de conversa como muito esclarecedora. “Muitas coisas abordadas aqui vão me ajudar bastante. Ainda não sou aposentada, mas futuramente estarei mais preparada. Além disso, passarei o que aprendi aqui para os meus demais familiares e vizinhos que são beneficiários”, afirma.

O representante do Programa de Educação Previdenciária (PEP) do INSS, Márcio Cardoso, foi o responsável por sanar as dúvidas, principalmente as que confundem muitos usuários da Assistência, como a diferença entre a aposentadoria e BPC. “Estamos aqui para mostrar os direitos e deveres dos cidadãos relacionados às aposentadorias ou ao benefícios concedidos pelo Governo. Fizemos uma roda de conversa cujo o objetivo é passar a informação de uma forma clara e que orientem os participantes”, disse.

Márcio ainda ressaltou o quanto é importante que as informações sejam disseminas com clareza e objetividade. “A gente precisa fazer com que essa população assistida tenham conhecimento e repasse aquilo que aprendeu de maneira correta”, reforça.

 “A roda de conversa faz parte do planejamento feito pela equipe do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família para atender as demandas trazidas pelas famílias, então a gente pensou nisso porque a equipe do PAIF recebe muitos usuários perguntando sobre essas questões, sendo assim, a gente pensou junto com o INSS uma forma de passar essas orientações que são tão pertinentes para todo cidadão”, completou a coordenadora do Cras, Vilma Teixeira.