Prefeitura promove ações de saúde na feira do Castelo Branco

Saúde
26/04/2019 18h01

Na manhã desta sexta-feira, 26, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, promoveu a "Saúde na Feira", realizada na feira livre do conjunto Castelo Branco. A ação foi organizada pelos servidores da Unidade Básica (UBS) Fernando Sampaio.

"Essa ação na feira é de suma importância porque estamos mostrando para a população tudo aquilo que é feito cotidianamente dentro da unidade. Muitas vezes, por exemplo, as pessoas não sabem que fazemos testes rápidos. Enfim, trouxemos a saúde para onde o povo está", destacou a enfermeira, Gabryella Garibalde, que estava fazendo os testes rápidos na unidade itinerante do Programa Consultório na Rua.

Para a assistente social, Lara Brito, esta atividade de promoção à saúde objetiva também atingir um público que normalmente não acessa a unidade. "Há pessoas que têm vergonha de ir à UBS fazer um teste rápido de HIV, por exemplo, ou tem alguma dificuldade de ir. Aqui, na feira, criamos uma vinculação maior das pessoas com a unidade, pois atendemos de maneira direta, sem burocracias. Além disso, conseguimos atingir mais metas quando trazemos o serviço para dentro da comunidade. Estamos planejando fazer o evento Saúde na Feira, pelo menos, duas vezes ao ano", informou.

A dona de casa Maria Sônia Silva foi fazer compras na feira e se deparou com o evento. "Aproveitei e vim pegar umas mudas de plantas medicinais, porque prefiro tomar remédios naturais e aqui as meninas me orientaram. Achei muito boa essa ação, principalmente para mostrar o que a unidade de saúde tem disponível. Eu mesma não sabia que a UBS cultivava estas plantas", falou.

O professor de Física, Gileno Fortuna dos Santos, passou pela feira e aproveitou para tomar a vacina contra a gripe. "Gostei destas atividades aqui na feira porque chama a atenção das pessoas para cuidar da saúde, porque o certo é prevenir mesmo, é evitar que as doenças cheguem, fica até mais barato para o poder público, investir em prevenção", pontuou.

O evento

A ação contou com diversas atividades como vacinação contra a gripe; teste de glicemia; orientação de saúde bucal; testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C; tenda de fitoterapia com orientações do conhecimento de cura através das ervas; oferta de mudas de plantas cultivadas pela UBS; atividades físicas com o Programa Academia da Cidade.

Ainda houve a participação do Grupo de Cuscuz, uma banda de pagode formada por usuários da UBS Ministro Costa Cavalcante, no Inácio Barbosa, que fazem tratamento contra o álcool e as drogas.