"É como se não estivéssemos sozinhos. A sensação é de alívio mesmo, a gente se sente mais protegida". O relato da professora de Língua Portuguesa, Luzia Pinheiro, retrata o cenário atual na Escola de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Vargas, localizada no bairro Siqueira Campos. Essa é apenas uma das 13 instituições de ensino da capital que já contam com o Sistema de Videomonitoramento da Guarda Municipal de Aracaju. A iniciativa integra as ações do Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju.
As câmeras estão espalhadas em pontos estratégicos da escola. Para a coordenadora Kátia Valmont, a presença delas levou mais segurança para quem frequenta o ambiente escolar. "Com as câmeras, a gente se sente mais segura, pois elas inibem a ação de vândalos. Em novembro do ano passado, por exemplo, a cozinha foi arrombada e parte do material foi levada. Com o monitoramento, todos nós nos sentimos melhor. Esse já era um desejo da comunidade escolar", contou.
A Emef Presidente Vargas conta com 870 alunos, distribuídos em três turnos. Raica Heloisa Lima Silva estuda no 7º ano e afirma que as câmeras proporcionam mais segurança para os estudantes. "Agora, a gente estuda com mais tranquilidade porque sabe que, se acontecer alguma coisa, a Guarda Municipal vai chegar logo. Minha mãe também ficou feliz quando soube que a escola seria monitorada. Ela disse que fica mais sossegada em casa por causa dos bandidos", disse.
Foram instaladas, até o momento, 224 câmeras, distribuídas em 13 escolas da rede municipal de ensino de Aracaju. De acordo com o analista de sistema da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Fábio Jânio dos Santos, a expectativa é de contemplar outras unidades. "A implantação do sistema foi dividida em quatro fases. A gente espera que, até o mês de junho, mais 19 escolas e prédios da Educação recebam o sistema", afirmou.
A quantidade de câmeras depende do tamanho da escola e da necessidade do local. "Além desses fatores, o índice de ocorrência do local é levado em consideração. É feito um estudo antes da instalação das câmeras. O trabalho é feito de forma organizada. A ideia é aumentar a segurança nas escolas com relação a roubos, furtos e outras situações. Nossa meta é que todas as unidades de ensino sejam monitoradas", informou ainda o analista de sistema.
Sistema de Videomonitamento
As câmeras trabalham de forma integrada com outros sistemas de segurança, a exemplo da Central de Monitoramento da GMA, tablets dentro das viaturas e a Base Comunitária de Videomonitoramento (BCVM). Para inibir as ações de criminosos, o sistema de alarme é interligado às câmeras de videomonitoramento. Quando é detectado um possível arrombamento no local, as imagens são enviadas diretamente para a Central de Monitoramento da GMA e para os 18 tablets instalados nas viaturas com o disparo do alarme.