A Prefeitura de Aracaju vem investindo nas políticas públicas para Educação, e os primeiros resultados já aparecem. Além das novas escolas entregues em áreas onde não havia e das melhorias nos índices de qualidade do ensino, a administração municipal tem realizado reformas e reparos em unidades. É o caso da complementação e reforma da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Airton, situada na comunidade Largo da Aparecida, bairro Jabotiana.
As ações realizadas pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) estão deixando o local muito mais arejado e humanizado, para que os educadores realizem suas atividades com mais dinâmica e potencializem as propriedades cognitivas dos pequenos aprendizes.
Orçada em pouco mais de R$ 320 mil, a reforma moderniza a estrutura predial interna e urbanização da parte externa. "Em síntese, esta reforma consiste na reforma e ampliação do prédio, incluindo três salas de aulas, biblioteca, setores administrativos, banheiros e área de recreação. Além de harmonizar o ambiente, as crianças terão mais oportunidades de brincar na área externa nos equipamentos que estão sendo implantados", explica o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari.
Quem é pai sabe o quanto a Educação é emancipatória. Jorge de Jesus Santos não teve acesso à educação formal, mas comemora que seus filhos possam ter uma escola estruturada. "Aquilo que não tive, quero dar para meus filhos, e a educação é o tesouro que vou deixar como herança. E esta escola, toda reformada, estimula os meninos a virem para a aula, deixa a gente mais despreocupado porque o ambiente é bem seguro. Nossa comunidade está feliz com esta obra", afirma Jorge.
Ferrari concorda com o depoimento do pai e ratifica o empenho da Prefeitura em investir na formação de crianças e adolescentes. "Educação é sempre algo estratégico para qualquer civilização. Falo isso como professor, que já fui, e, hoje, como gestor de um órgão público que, de certa forma, estimula a valorização do ensino à juventude", declara o secretário.