Quando Aracaju foi eleita a cidade da qualidade de vida, uma dos fatores que a fez galgar este posto foi o incentivo à pratica de atividades físicas, quesito importante para os cuidados com a saúde. Agora, quando a gestão municipal busca recuperar o bem-estar da população em diversos aspectos, uma das medidas que têm impulsionado essa retomada ao fomento das atividades físicas é a Área de Proteção para a Prática do Ciclismo (APPC) que, mesmo fazendo referência ao Ciclismo, beneficia diversas práticas saudáveis e de lazer.
O projeto foi criado no primeiro ano da atual gestão e entrou em vigor em setembro de 2017, uma realização da Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp) e da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). Ao todo, são 2,5 quilômetros que vão do antigo Hotel Parque dos Coqueiros ao Oceanário de Aracaju, na Orla da Atalaia.
A APPC, que consiste no fechamento da avenida Santos Dumont nos dois sentidos da via, funciona das 4h30 às 6h30, nas terças e quintas-feiras; e das 5h às 10h, aos sábados. É uma área que, além de oferecer segurança, proporciona um espaço adequado para diversas práticas, como caminhada, corrida, o próprio ciclismo ou até um passeio matinal para aproveitar a Orla.
Amante do ciclismo, Lívia Silva também tem o hábito de acordar cedo para aproveitar o dia e encontrou na APPC o espaço ideal para praticar atividade física e aproveitar um dos melhores pontos da cidade. “O interessante é que a gente percebe que as pessoas curtem todo o espaço, mesmo que não seja para o ciclismo, e todos convivem bem, respeitando o espaço do outro. Acho uma ótima iniciativa, sobretudo porque incentiva a prática de atividades físicas”, considerou.
Para o aposentado Jadilson Guilherme de Oliveira, o tempo que hoje tem para aproveitar a cidade precisa ser bem utilizado. Acordar cedo, para ele, é uma rotina que já segue há anos, por isso, nos dias em que a APPC está aberta, a rota da Orla é certa. “Utilizo muito para o ciclismo, mas, sempre venho caminhar também. Vejo como um espaço de integração. Já tinha visto em outras cidades e, acredito, Aracaju ganhou muito com o início desse projeto. Muita gente já utiliza, mas, acho que a tendência é crescer ainda mais”, afirmou.
Por todo o trajeto reservado para a APPC, agentes da SMTT fazem a orientação, tanto dos usuários da área como também dos motoristas que precisam passar pela avenida Santos Dumont nos dias e horários em que o projeto é realizado.
Professora como profissão e corredora por paixão, Luciana Ramos relatou que sempre teve a Orla da Atalaia como local para os seus treinos, mas que, depois a APPC, começou a ver o espaço com outro olhar. “A Orla é um ótimo local para praticar atividade física, mas, ter uma área específica para isso é algo que incentiva. Hoje, vejo muita gente desfrutando do espaço, crianças, idosos, ciclistas, corredores, pessoas apenas passeando. Então, é um local que estimula a prática de atividades físicas, mas, sobretudo, que impulsiona a troca entre as pessoas, e isso é muito positivo”, ressaltou.