Unidade Itinerante vacina 473 pessoas em dois dias na praça Zilda Arns

Saúde
03/05/2019 14h23
Início > Notícias > Unidade Itinerante vacina 473 pessoas em dois dias na praça Zilda Arns

A fim de atingir a meta da Campanha Contra a Influenza, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou a Unidade Itinerante de vacinação, que teve como ponto de partida a praça Zilda Arns, no bairro Jardins. A equipe da Saúde, que atuou no local na última quinta, 2, e nesta sexta-feira, 3, vacinou 473 pessoas que fazem parte do grupo prioritário, como idosos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto e crianças a partir de dois anos.

Segundo a enfermeira da SMS, Nelma Vasconcelos, a prevenção através da vacina ainda é a melhor forma de combater o vírus da gripe. “Como forma estratégica de estimular esta prevenção, a SMS começou com a Unidade Itinerante de vacinação, e ainda atuará, nos dias 7 e 8 de maio, na praça que  fica no final de linha do Bugio; no dias 14 e 15, na Praça dos Capuchinhos; 21 e 22, no palco da Rua São João, e, em 29 e 30 de maio, na Praça do Castelo Branco”, explicou.

A aposentada Maria Conceição Dortas não perdeu a oportunidade de manter em dia a imunização. “Sempre deixo minha caderneta de vacinação atualizada, porque cuidar da saúde é o mais importante. Estar aqui na praça facilitou muito meu deslocamento”, disse.
 
A Unidade Itinerante, também atraiu a atenção da aposentada Josefa Nelma dos Santos. “Todo ano eu tomo a vacina para não ficar com gripe. Trouxe minha carteira de vacinação e aproveitei para trazer meu esposo para se vacinar também”, afirmou.

Dia D

Neste sábado, 4, acontecerá o Dia D de Mobilização Nacional, onde as Unidade Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas, das 8h às 17h, e no Ipesaúde, para imunização do grupo prioritário.

A escolha destes grupos segue recomendação do Ministério da Saúde, e ao município cabe apenas a aplicação das doses. Os grupos prioritários são: crianças maiores de seis meses e menores de seis anos; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); indivíduos com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde na ativa; professores de escolas públicas e privadas; povos indígenas; pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais; adolescentes entre 12 e 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, que serão vacinados nos respectivos estabelecimentos penais; policiais civis, militares e bombeiros ativos das forças armadas.

A Campanha Contra a Influenza segue até o dia 31 de maio, vacinando os grupos prioritários nas UBS e no Ipesaúde. É importante levar o cartão de vacinação e documento de identificação. Pacientes com comorbidades devem levar receita médica; puérperas devem levar o comprovante de nascimento da criança; doentes crônicos, o relatório médico, e trabalhadores da saúde e professores, o comprovante de trabalho.