A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), trabalha permanentemente para garantir normalidade no sistema de iluminação pública a capital. Além das ações diárias, a empresa municipal mantém canais de comunicação fácil e rápido para a população registrar as demandas surgidas.
E as solicitações se revertem rapidamente em serviços executados ora pelas próprias equipes da Emurb ou pela empresa contratada para realizar a substituição de lâmpadas queimadas. Em abril, a média mensal de reposição de luminárias superou as duas mil unidades e alcançou todos os bairros, concentrando somente na Zona de Expansão cerca de ¼ dos atendimentos, além de números expressivos de demandas solucionadas no Aeroporto, Bairro América, Atalaia, Farolândia e Santa Maria.
Todos os investimentos com manutenção e melhoria na iluminação pública são custeados com recursos da Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip) e são responsáveis por recuperar o parque de iluminação da capital, composto por mais de 55 mil pontos de iluminação distribuídos pelos bairros.
O secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, enfatiza o empenho para servir bem aos aracajuanos e não permitir que volte a haver déficit na iluminação, como o que foi encontrado em 2017. "Os recursos aplicados na iluminação de Aracaju já ultrapassaram R$ 6,5 milhões utilizados na reposição de lâmpadas queimadas, hastes e equipamentos acessórios ao parque de iluminação, recolocação de fiação e extensão de rede. Além disso, temos que repor fiação furtada, pactuar com outras concessionárias o uso da posteação entre outros serviços, sem contar a extensão de rede em locais que ainda não exista", afirma.
Um dos locais recentemente contemplados com a implantação de rede foi a Estrada do Aloque, em um trecho situado entre o conjunto Santa Lúcia e o povoado Aloque. Foram colocados 50 postes compostos por um conjunto completo de iluminação que permitiu às famílias que vivem no local se descolarem no período noturno.
Atendimento
A população pode se comunicar com a empresa municipal através de vários canais de comunicação. Para lâmpadas queimadas, o cidadão deve ligar para o call center, por meio do número 0800-642-4343 ou pelo aplicativo Telegram. Basta procurar o usuário Geolux e dizer "Oi" para começar o diálogo. O atendimento é interativo e georreferenciado. Já para a implantação ou melhoria de iluminação existente, a solicitação deve ser feita através do número (79) 3179-1619.