Obra no Japãozinho retrata perspectiva de transformação urbana e social

Obras e Urbanização
06/05/2019 14h57
Início > Noticias > 81164

Pessoas que antes conviviam com lixo espalhado na rua, mato e lama, que serviam de abrigo para insetos, agora assistem a um novo cenário e vivem um tempo de tranquilidade no bairro Japãozinho, zona Norte da capital. As mudanças começam na urbanização do local, que está sendo transformado pela Prefeitura de Aracaju.

Daniel Ramos vive de seu pequeno comércio, na rua B, e muitas vezes tinha que contratar os serviços de pedreiros para fazer reparos na calçada e nas pequenas rampas construídas para facilitar ao cesso dos carros que traziam suas mercadorias. Hoje isso mudou, como ele mesmo confirma. "Antes, a gente vivia aqui porque precisava, mas, hoje, moro porque tenho certeza que as coisas vão melhorar e a obra é uma das responsáveis pela nossa alegria", comenta o morador. "Agora lixo na rua e preocupação com enchente é coisa do passado", arremata.

Além da melhoria na parte estrutural, os investimentos refletem na cultura da saúde preventiva e em novas formas de potencializar o saneamento básico da localidade. "A gente convivia com muitos insetos e animais peçonhentos e hoje ando sem medo pela ruas. Não sei nem como descrever este benefício que chegou até nós", comemora a dona de casa Josenilde Rodrigues. "Já sofremos muito aqui e hoje somos gratos à Prefeitura, que viu nosso sofrimento e se compadeceu", agradece dona Josenilde.

Cada avanço na execução dos trabalhos é sentido pela comunidade e os operários dão a devida celeridade para tentar concluir toda a obra antes do período mais chuvoso. Atualmente, o cronograma ultrapassa os 50% e a maior parte das vias está com drenagem implantada e pavimentada, faltando apenas as ligações do canal com os demais microcanais da rede. No total, a Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Governo Federal, investe aproximadamente R$ 1,5 milhão na obra.

Graças ao Planejamento Estratégico adotado pela atual gestão e à capacidade de desburocratizar os contratos travados e as articulações do prefeito Edvaldo Nogueira para garantir os recursos, hoje, as obras se multiplicam pela capital. O secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, os esforços lançados para viabilizar esta obra. "Identificamos, nesta parte do Japãozinho, que ou garantiríamos a continuidade da obra ou travaria a drenagem da parte baixa e os alagamentos aumentariam, causando convulsão no sistema de todo o entorno. Mas, hoje, com a estrutura do canal quase toda construída e as caixas coletoras subterrâneas já concluídas, posso afirmar que o gargalo da drenagem foi superada. Ou seja, estamos criando um cenário totalmente diferente do que havia tempos atrás", destaca Ferrari.