Alunos da rede municipal aprendem a cozinhar de forma educativa

Agência Aracaju de Notícias
06/05/2019 18h55
Início > Notícias > Alunos da rede municipal aprendem a cozinhar de forma educativa

Olhares atentos e a felicidade estampada no rosto. Era a descoberta de um mundo novo, o da gastronomia. Dezessete alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Arthur Bispo do Rosário, localizada no bairro Orlando Dantas, tiveram uma tarde diferente nesta segunda-feira, 6. Eles aprenderam a fazer biscoitos caseiros. A iniciativa faz parte do projeto ‘Cozinha Criativa: eu faço, eu aprendo’, desenvolvido pela instituição de ensino, mantida pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed).
 
Quem passa as coordenadas é Conceição Ramos. Ela é formada em Gastronomia e trabalha no setor administrativo da escola. Para ela, fazer parte do projeto é uma terapia. “Eu amo isso aqui. A experiência tem sido maravilhosa, pois me ajuda bastante. Eu estava com início de depressão e aqui passa meu tempo, faz bem à minha saúde. As crianças demonstram interesse e deixa a gente ainda mais feliz”, destacou. 
 
Arthur Ramos de Jesus tem seis anos de idade e gostou de fazer biscoitos. “Foi fácil, eu achei que era difícil. Vou falar para minha mãe quando chegar em casa. Só é colocar farinha de trigo, maisena, manteiga, ovo e mistura tudo. Depois, faz os corações e leva para o forno. É bem rápido e gostoso. Agora, eu quero aprender a fazer macarrão porque é bom. Na receita diz que ele vai se soltando na água”, contou.  
 
Quem também aproveitou a tarde foi Agatha Ariele Ferreira de Souza, de cinco anos. “Eu sei como faz, eu entendi, mas eu estou com vergonha de falar. É muito legal aprender a fazer os biscoitos. A professora ensina devagar e a gente aprende”, disse. 
 
Cozinha Criativa: eu faço, eu aprendo’
 
O projeto começou no mês de abril deste ano e integra todos os alunos da Arthur Bispo do Rosário. Segundo a coordenadora pedagógica, Ildete Grasielle Alves de Souza, é feito um rodízio entre as turmas e os trabalhos são desenvolvidos depois do lanche.  “A gente já desenvolveu os trabalhos com praticamente todas as turmas de Educação Infantil e a atividade é realizada de acordo com o cardápio da escola montado através da Coordenadoria de Alimentação Escolar (Coae). A gente espera a escola toda lanchar para entrar em cena”, explicou. 
 
O objetivo da Cozinha Criativa é ensinar o conteúdo de forma prática, além disso desenvolver as habilidades dos alunos. “A gente trabalha leitura, escrita, identificação de letras, peso, formas geométricas. A receita proposta é trabalhada de acordo com a faixa etária da turma e a necessidade da mesma. A ideia é realizarmos a atividade uma vez por mês”, acrescentou a coordenadora pedagógica. 
 
Para a diretora da escola, Jocivania Barreto, o projeto mexe com a imaginação dos alunos e com o sentimento de todos. “O projeto está só no começo, mas já transformou nossos corações. É bom demais ver a alegria e interação de todos. Como sou costureira nas horas vagas, fiz questão de fazer as toucas e os aventais. Dá gosto de ver tudo acontecendo de forma mágica. Eu me sinto realizada”, ressaltou.