O cronograma na obra de requalificação viária da avenida Beira Mar segue sem atropelos e nem atrasos. Respeitando cada etapa necessária e continuando em um ritmo que não comprometa o processo de fresagem nem a colocação da nova camada asfáltica, os trabalhos avançam e o novo asfalto já chegou ao cruzamento entre a Beira Mar e a rua Estância, apresentando um alto padrão de qualidade e resistência à intensa circulação de veículos e variações de temperatura e umidade características do clima da capital.
Do total dos 10 km que compreendem toda a extensão da obra, mais de três mil e quinhentos metros já foram fresados e parte já totalmente pavimentada. Embora o ritmo seja satisfatório e o clima esteja colaborando com a celeridade, todos as precauções estão sendo tomadas para não comprometer o processo de aplicação do novo piso. "Não adianta jogar asfalto de qualquer forma e em pouco tempo aparecer fissuras, buracos e desníveis. Além de ser algo reprovável tecnicamente, só cria uma cortina de fumaça para agradar alguns condutores. Ao fazer uma obra de forma açodada, além de causar prejuízos aos cofres públicos, os próprios cidadãos poderão se sentir enganados no futuro. Então, não temos a pretensão de enganar ninguém. Vamos entregar a obra em tempo hábil e, sobretudo, com uma malha que terá durabilidade", explica o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emsurb), Sérgio Ferrari.
A obra inclui, ainda, outros equipamentos urbanos, além do recapeamento. "A rede de drenagem está sendo complementada ao longo da Beira Mar, limpeza de canais por onde desaguam as águas servidas oriundas dos bairros 13 de Julho, Atalaia, Salgado Filho e São José. Ou seja, quem vê alguma máquina parada não significa necessariamente que a obra esteja parada, mas que outras frentes de trabalho estejam em ação", completa Ferrari.
Orçada em cerca de R$ 10 milhões, conveniados entre a Prefeitura de Aracaju e o Governo Federal, o projeto abarca a fresagem do antigo asfalto, criação de novo piso viário, construção cerca de 100 rampas para acesso de pessoas com deficiência, calçadas e sinalização vertical e horizontal. Todos estes investimentos estão inseridos no Plano de Mobilidade que inclui ainda a instalação de 150 novos abrigos de ônibus, construção de um novo terminal na região dos Mercados, reforma do terminal da Atalaia, implantação de uma Central que acompanhará os novos semáforos inteligentes já em atividade.