Prefeitura realiza aula inaugural de especialização do Sírio-Libanês

Saúde
07/05/2019 17h44
Início > Notícias > Prefeitura realiza aula inaugural de especialização do Sírio-Libanês

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou, nesta terça-feira, 7, a solenidade de abertura e acolhimento do Curso de Especialização em Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências (Espie), com foco na qualificação da gestão, promovido pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo.

O curso é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e Hospital Sírio Libanês e, na capital, está sendo promovido pela SMS, com o apoio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa) de Sergipe e do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde de Sergipe (Cosems/SE). Para a Região de Aracaju, foram disponibilizadas 40 vagas que foram distribuídas da seguinte forma: 60% para gestores e trabalhadores; 30% para pesquisadores e 10% para representantes da sociedade civil que tenham participação em conselhos ou associações de saúde.

Representantes do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo e do Ministério da Saúde fizeram uma teleconferência durante a abertura, que foi transmitida simultaneamente em diversos pontos do país. Em seguida, a mesa de abertura da aula inaugural foi composta pela secretária da Saúde, Waneska Barboza, do representante do Instituto de Ensino e Pesquisa do Sírio-Libanês, professor Anderson Torreão, do representante da Universidade Tiradentes (Unit), professor Hesmoney Ramos de Santa Rosa, o presidente do Conselho Municipal da Saúde de Aracaju, José Augusto Couto Santos, e da representante da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), Eneida Ferreira.

Para a secretária da Saúde, Waneska Barboza, é uma grande satisfação estar realizando esta aula inaugural. “É a primeira vez que foram ofertadas vagas para Aracaju e os trabalhadores do SUS selecionados não só participarão da parte teórica, mas principalmente da prática, realizando quatro projetos de relevância para a gestão, onde serão transformados em políticas de saúde, sendo executados e implantados aqui no município. Os temas dos quatro projetos são: Regulação em Saúde; Teleconsultoria em Saúde; Processo de Trabalho Informado por Evidência e Unidade Básica de Saúde (UBS) 17 de Março”, explicou a secretária.

Segundo o representante do IEP, Anderson Torreão, os inscritos serão divididos em quatro grupos de dez pessoas e cada grupo ficará responsável por um dos temas. “Hoje eu e a Marcelle Benetti, que também é representante do IEP, estamos fazendo o acolhimento de todos os alunos e sensibilizando-os da importância dos projetos para o futuro da SMS. A ideia é demonstrar como os alunos são necessários para os projetos, fazendo com que eles se sintam protagonista da melhoria da saúde da população aracajuana”, enfatizou.

O representante da Unit, professor Hesmoney Ramos de Santa Rosa, iniciou agradecendo o convite da SMS, que é uma grande parceira da Universidade Tiradentes. “Esta iniciativa foi muito boa. Os alunos que estão aqui só terão a ganhar e serão capacitados colocando em prática toda a política pública de saúde, que é necessária para a nossa sociedade”, afirmou. Já para a representante da Funesa, Eneida Ferreira, este curso é mais uma oportunidade de estreitar as relações entre a Funesa e o Sírio-Libanês. “É uma atividade que entramos como parceiro, junto com as outras instituições, fazendo este trabalho não apenas de qualificação do trabalhador ou gestor, mas especialmente resultados para a sociedade”, disse.

O secretário adjunto da Saúde, Carlos Noronha, que também foi selecionado para participar do curso, parabenizou a iniciativa do projeto. "A oferta do curso amplia o processo de formação e de qualificação dos trabalhadores da Saúde que terão como resultados o aperfeiçoamento, a aprendizagem e maior conhecimento no âmbito do SUS", afirma o adjunto. A Aula inaugural foi encerrada com a apresentação do Grupo Batucaps.

Curso

As aulas presenciais acontecerão no Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps) durante três dias por mês, sempre às terças (manhã, tarde e noite), quartas (manhã, tarde e noite) e quintas-feiras (manhã e tarde). O curso terá uma carga horária de 360 horas e o participante tem que ter pelo menos 85% de frequência. As aulas tiveram início hoje, 7, com finalização em dezembro de 2020.