A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), participou de uma ação de prevenção à saúde voltada para os militares da Aeronáutica que trabalham na capital, com aferição de pressão arterial, teste de glicemia e vacinação contra a gripe. As atividades iniciaram nesta quinta-feira, 9, e seguem até o próximo sábado, 11, sempre pela manhã, no Aeroporto Santa Maria.
A parceria da SMS com a Força Aérea Brasileira (FAB), através do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Aracaju, foi realizada com a disponibilização de insumos e de uma técnica para fazer os testes de glicemia dos militares. "O médico da Aeronáutica em Aracaju, Arthur Vasconcelos, nos procurou para solicitar um apoio com os materiais e doses da vacina contra a influenza para a ação. Gostamos da iniciativa e disponibilizamos a enfermeira Eliane Góes, que também é técnica do Programa Municipal de Saúde do Adulto e do Idoso, para fazer a aferição da glicemia capilar dos militares", informou Patrícia Ribeiro Rocha, coordenadora do Programa.
De acordo com o médico Arthur Vasconcelos, Aracaju não tem um hospital da Aeronáutica, sendo a referência o Hospital de Aeronáutica de Recife (Harf). "A capital de Pernambuco concentra o maior corpo de militares da Aeronáutica da região e os profissionais do Harf fazem algumas missões que chamamos de ação cívico-social, onde são realizadas consultas odontológicas e assistência social. Por isso, o destacamento de Aracaju aproveitou o momento para ampliar a oferta", explicou.
O médico da Aeronáutica ainda reforça que a parceria com a SMS foi de fundamental importância para a ampliação dos serviços na ação. "Os gestores foram muito solícitos, cederam os glicosímetros, as fitas, as tarjetas de perfuração para aferir a glicemia dos militares e ainda disponibilizaram a enfermeira Eliane para fazer os testes, como também as vacinas, pois fazemos parte do grupo prioritário, que são os militares na ativa. Pretendemos imunizar todo o efetivo daqui que é composto por 92 militares. A vacina está sendo aplicada pela 1º sargento e técnica de enfermagem, Verônica Cruz", esclareceu.
Segundo Arthur, o objetivo da ação é fazer um controle e prevenção da saúde dos militares. "Por exemplo, podemos ter em nosso meio um militar que é hipertenso ou pré-diabético e não sabe. Então é importante fazer o diagnóstico e começar a tratá-lo para que ele mantenha a saúde", completou.