Saúde promove mais uma reunião do Colegiado Interfederativo Regional

Saúde
10/05/2019 16h17
Início > Notícias > Saúde promove mais uma reunião do Colegiado Interfederativo Regional

A Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu mais uma reunião ordinária do Colegiado Interfederativo Regional (CIR) de Aracaju, espaço institucionalizado do Sistema Único de Saúde (SUS), onde são pactuadas e deliberadas ações de saúde de oito municípios que formam a região. O encontro foi realizado nesta sexta-feira, 10, no Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps), no bairro Siqueira Campos.

Para o secretário adjunto da Saúde, Carlos Noronha, a reunião mensal do CIR é muito importante para deliberação dos assuntos de saúde. “Todos os meses tratamos de temas sérios, que mexem com a vida de centenas de usuários do SUS da Região de Saúde de Aracaju e hoje fizemos uma pequena homenagem às mães que frequentam este espaço”, destacou.

Na reunião, a coordenadora da Seção de Apoio Institucional e Articulação Federativa do Núcleo do Ministério da Saúde em Sergipe, Evelyn Carvalho, informou sobre a nova portaria (nº 750, de 29/04/19) que institui o Sistema DigiSUS Gestor/Módulo de Planejamento no âmbito do Sistema Único de Saúde. “É um sistema digital onde os gestores vão inserir todas as fases do planejamento do SUS. Os gestores desta regional já passaram por treinamento para alimentar o sistema”, esclareceu.

A secretária executiva do Colegiado Interfederativo Estadual (CIE), Áurea Torres, informou que já foi apresentado e deliberado na Câmara Técnica do CIE a ordem de serviço da Maternidade Municipal do bairro 17 de Março e o atestado de conclusão da obra de construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Roberto Paixão, também no 17 de Março.

“Por uma exigência legal nós informamos à Câmara Técnica da Regional e da instância Estadual para fins de comprovação nos sistemas de informação”, detalhou a técnica da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional  (Asplandi) da SMS, Olga Dias.

Regionalização do SUS

O SUS tem como diretriz trabalhar de forma regionalizada. Sendo assim, Sergipe foi dividido em sete regionais de Saúde (Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Propriá, Itabaiana, Estância, Lagarto e Nossa Senhora da Glória), cada região tem os seus aparelhos para atender os municípios vinculados, como os hospitais regionais, por exemplo.

Cada Região tem o seu respectivo CIR que trabalha em consonância com o CIE. O CIR de Aracaju é composto, além da capital, pelos municípios de Barra dos Coqueiros, São Cristóvão, Itaporanga D’Ajuda, Divina Pastora, Santa Rosa de Lima, Riachuelo e Laranjeiras. O município de Aracaju, por ser capital, é o coordenador do CIR.