Prefeitura e Gaac fazem ação de prevenção à saúde na UBS Santa Terezinha

Saúde
13/05/2019 18h35

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (Gaac) promoveu, nesta segunda-feira, 13, uma ação de saúde na Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Terezinha, no Robalo, com o objetivo de conscientizar sobre o diagnóstico precoce do câncer infantil.

“Quanto mais cedo for diagnosticado, melhor. Nossa ação é de orientação para os pais e profissionais, porque no momento em que aparecer algum dos sinais e sintomas, os servidores da UBS devem encaminhar para o especialista, uma vez que o câncer infantil é diferente do câncer no adulto. É muito mais rápido e muitas vezes mais agressivo”, informou a técnica responsável pelo Programa Municipal de Saúde da Criança, do Adolescente e do Jovem (PSCAJ), Cerisa Ribeiro.

Durante o evento, a médica oncologista pediátrica, Tatiana Paviole, deu uma palestra educacional sobre a doença e foram ofertados serviços como: verificação da pressão arterial, teste de glicemia capilar, orientações nutricionais e odontológicas, além da unidade itinerante do Gaac, que levou orientações sobre saúde bucal, entregou de kits com escova e pasta de dentes e fez aplicação de flúor.

De acordo com a assistente social do Gaac, Ana Elisa Alves de Jesus, a parceria com a SMS é muito positiva. “Estamos fazendo capacitações com os profissionais da Rede de Atenção Primária das oito Regiões de Saúde de Aracaju, por meio do projeto Estrela Guia. Então escolhemos, junto com o Programa de Saúde da Criança, uma unidade com maior movimentação em cada Região para fazermos estas intervenções, sendo essa a primeira. É importante mobilizar a comunidade sobre a prevenção, principalmente, das doenças infantojuvenis, com foco no câncer infantil”, enfatizou.

Para a dona de casa Evanice Mendes Santos, mãe de Adrielle Santos Batista, 4 anos, é bom ter estes serviços disponíveis. “Eu assisti a palestra da médica e achei muito boa. Trouxe minha filha para aprender a escovar os dentes corretamente, aplicarem o flúor, e aproveitei pra verificar minha pressão e conversar com a nutricionista”, disse.

A Josefa Maria dos Santos Silva, mãe da pequena Júlia Marcielle Silva, 2, disse que o dia também ajudou a relembrar de ensinamentos importantes. “É muito bom ter essas orientações, porque aprendemos novas coisas e lembramos de outras que, às vezes, esquecemos. A minha filha gostou até de escovar os dentes”, brincou.