17ª Semana Nacional de Museus é realizada no Centro Cultural de Aracaju

Cultura
15/05/2019 14h16

A Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), recebeu nesta terça e quarta-feira, 14 e 15, no Centro Cultural de Aracaju, a 17ª Semana Nacional de Museus. O evento, realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), trouxe a temática ‘Museus como núcleos culturais: O futuro das tradições’.

O evento ofereceu oficinas voltadas para a solução de problemas na área do patrimônio cultural sergipano, utilizando as idéias do empreendedorismo e das metodologias ativas para a resolução de pequenos problemas que estavam na órbita do patrimônio cultural. Foi trabalhada a coletividade, empatia, sensibilidade e diagnóstico, com um mapa da empatia, uso do modelo canvas, visualização de post it, e prototipagem das soluções 2D e 3D.

“A Prefeitura está de parabéns por estar investindo em uma metodologia tão importante e que tem sido cada vez mais utilizada por vários espaços. É a primeira vez que estamos trazendo essa metodologia direcionada ao design thinking para o patrimônio cultural e é maravilhoso poder fazer essa parceria”, afirmou Janaína Melo, ministrante da oficina.

A design Ana Letícia Costa, que estava atenta a todos os detalhes, elogiou o curso. “Acho muito importante a gente usar essa metodologia que disseca o problema de forma visual, como uma estratégia, para pegar cada parte do problema e conseguir analisá-lo. Foi uma experiência bastante enriquecedora”, comentou.