População aprova entrega de novos ônibus para sistema de transporte coletivo da capital

Agência Aracaju de Notícias
17/05/2019 15h25

Prover um transporte público qualificado, atento às necessidades dos aracajuanos, é uma das prioridades da Prefeitura de Aracaju. Além do investimento em um Projeto de Mobilidade Urbana, que entende o coletivo como soberano ao construir corredores que reduzirão o tempo de deslocamento dentro da cidade, a administração municipal  entregou, nesta sexta-feira, 17, 28 novos ônibus, com intuito de renovar a frota, prestando um serviço de mais qualidade para os aracajuanos.

O investimento, na ordem de R$9 milhões foi feito pela empresa Atalaia, que adquiriu modelos com tecnologia de ponta, como câmeras de alta resolução, GPS, elevadores de acessibilidade e validadores. Em conjunto com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT), foi planejada a alocação dos veículos em algumas das linhas mais movimentadas. 

Serão beneficiadas, desta maneira, a 003- João Alves/Orlando Dantas; 020- Piabeta/D.I.A; 030- Marcos Freire I e III/D.I.A; 074- Unit/Centro e 080- Bugio/Atalaia. Elas transportam mensalmente 535.787 passageiros por mês. 

A novidade traz a esperança de aumento de qualidade do serviço ofertado, através da circulação do transporte de maneira mais aconchegante. “Esta entrega de novos ônibus significa uma melhoria muito grande. Creio que vai trazer mais conforto para comunidade. Para todos os usuários do transporte público é uma grande conquista”, afirma Cícero José dos Santos, morador do conjunto São Carlos, no bairro Olaria.  

O evento contou com a participação entusiasmada de um grupo de busólogos, pessoas que possuem como hobby o estudo dos ônibus e assuntos relacionados, como a história, a estética e a mecânica. É o caso de Edenilson da Conceição Silva, de 36 anos, morador do Santa Maria, que elogiou a medida. “É uma ótima iniciativa, a gente estava precisando. Estou ansioso que eles comecem a circular. Fiquei bastante satisfeito com os modelos apresentados. Espero que essa renovação possa continuar”. 

Outro apaixonado pelos ônibus, Bruno Michel, de 23 anos, morador do conjunto Augusto Franco, avalia que o investimento feito dá transparência ao valor empregado na tarifa, além de apontar a necessidade de cuidar do patrimônio. “Essa renovação de frota é muito importante, é uma forma de vermos o uso da passagem que pagamos. Tenho certeza que vai ser aprovado pela população.  Inclusive, precisamos zelar por eles. Esses novos ônibus ajudarão a reduzir a lotação dos terminais”, aponta.  

O impacto será ainda mais importante para aqueles que usam o transporte coletivo na sua rotina, uma vez que a tendência é um deslocamento com maior dignidade. “Eu pego ônibus diariamente para trabalhar, acho que com mais deles a lotação vai diminuir, já que vai haver mais opções. Além disso, quanto mais ônibus circulando, menos tempo nós precisaremos ficar esperando nos pontos”, explica Maria Márcia da Conceição, de 28 anos, moradora do conjunto Jardins. 

Além do conforto, os aracajuanos poderão dinamizar sua agenda, de forma que consigam deslocar para outras atividades os minutos que economizarão. “É muito importante que estes veículos sejam adicionados à frota que já existe na cidade, porque vão permitir que as pessoas gastem menos tempo para se deslocar”, diz Marco Aurélio da Silva Gonzaga, 40 anos, morador do Santos Dumont.