Prefeitura promove ação de conscientização sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Assistência Social e Cidadania
18/05/2019 19h37

18 de maio é comemorado em todo território brasileiro o ‘Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’. A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Assistência Social, aproveitou a data para fazer um alerta aos aracajuanos sobre a necessidade de enfrentar esse mal social.


Durante a manhã deste sábado, as equipes da Abordagem Social estiveram no Terminal Rodoviário Governador José Rollemberg Leite e nos mercados municipais centrais da capital sergipana, locais onde conscientizaram e conversaram com a população sobre o assunto. “As equipes da Assistência já atuam na perspectiva de prevenir e superar esse tipo de violação, caso já tenha acontecido, durante todo o ano. Mas, essa é uma data que aproveitamos para reforçar o trabalho já desenvolvido e lembrar a população que o combate também depende da iniciativa de todos os cidadãos. Portanto, estamos aqui mostrando as formas como o abuso e a exploração acontecem, quais os canais e locais de denúncias e, claro, esclarecendo muitas outras dúvidas”, explicou a secretária adjunta, Simone Maia.


A cada abordagem feita, um cidadão recebia uma cartilha com diversas instruções sobre ambas às ações, tanto a exploração como o abuso. Segundo o educador social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Maria Pureza, George Costa, além de mobilizar à população, a ação teve como objetivo apresentar os serviços da Assistência. “As regiões visitadas são onde muitas crianças estão vulneráveis. Por isso, viemos conversar e pedir que os cidadãos e cidadãs, os comerciantes, os trabalhadores estejam juntos conosco com o intuito de combater esse mal. Também, aproveitamos para apresentar os nossos serviços, principalmente os ofertados pelos Creas, que atendem às vítimas de violações de direitos”, reforçou.


O comerciante José Carlos dos Santos tem um filho de quatro anos. Ele parabenizou as equipes da Prefeitura e pontuou que cada pessoa é responsável pelo fortalecimento do combate. “É algo que, de fato, precisamos estar sempre prestando atenção. Pode acontecer em locais e com pessoas que a gente menos espera. Achei muito bacana que esses profissionais estiveram nas ruas falando sobre o tema”, complementou.


Denúncia


Qualquer tipo de violência pode ser denunciada, anonimamente, através do disque 100. Além disso, os Creas e o Conselho Tutelar são órgãos que também podem ser acionados em casos de violações de direitos de crianças e adolescentes.