Praça dos Expedicionários é espaço de convivência e orgulho para população

Agência Aracaju de Notícias
22/05/2019 09h10
Início > Notícias > Praça dos Expedicionários é espaço de convivência e orgulho para população

A Praça dos Expedicionários é um dos importantes pontos da cidade de Aracaju. Localizada no bairro Getúlio Vargas, a praça foi restaurada pela Prefeitura de Aracaju em 2017, depois de ter ficado com a obra paralisada durante a gestão anterior. Mesmo com um tempo significativo de recuperação, a atual gestão ainda tem papel relevante na manutenção da praça, no que se refere à limpeza, irrigação e preservação de sua história. Os moradores da localidade não escondem a satisfação de poder desfrutar de um espaço de lazer.

O catador de produtos recicláveis Manuel Fernandes dos Santos Filho percorre muitos quilômetros todos dias em busca do sustento de sua família. Sua rotina começa cedo, mas o ponto de parada para o descanso é sempre a praça. "Costumo ficar aqui na praça para relaxar um pouco até a hora de voltar ao trabalho. A obra dessa praça foi boa porque a gente pode desfrutar de um espaço de lazer. Aqui está muito legal", enaltece Manuel.

Tranquilidade e segurança são os adjetivos associados pelos moradores à praça. Agora, as pessoas que vivem no seu entorno podem trabalhar sem temer tanto a violência. "Antes, tinha muito assalto e era perigoso ficar na rua até mesmo durante o dia. Mas, com a praça, veio a iluminação e nós podemos trabalhar até tarde, sem o risco de sermos assaltados", afirma o pintor Genilson Santos Silva.

"Antes, ninguém ficava nessa área com medo de ser assaltado, mas, depois da obra na praça, a movimentação das pessoas voltou e nos sentimos mais tranquilos", afirma o morador Denis dos Santos, ao ressaltar que o estigma de insegurança da área foi apagado.

A obra

Foi realizada em parceria entre a Prefeitura de Aracaju e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), num investimento de pouco mais de R$ 1 milhão. A área de seis mil metros quadrados recebeu a construção de 28 bancos, recuperação dos monumentos históricos, implantação de nova iluminação e paisagismo e preservou 16 árvores que foram plantadas no século passado. Também foi feita a manutenção do seu entorno, melhorando o aspecto das calçadas e ruas e criando uma "lombofaixa", para a travessia segura de pedestres.

Praça dos Expedicionários

A Praça dos Expedicionários é um importante logradouro da capital, que homenageia os soldados sergipanos da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que lutaram na Segunda Guerra Mundial (1939-1945). A praça possui monumentos dos combatentes e relata a história do município e de um dos mais marcantes acontecimentos de nosso passado recente.