Esgap: Sylvia Soares palestra sobre Autoconhecimento como trampolim de atitudes rumo ao Sucesso

Planejamento e Orçamento
22/05/2019 18h41

Trabalhar o autoconhecimento como um processo gerador de mudanças, nas pessoas, a partir da emoção e da percepção. Esse foi apenas um dos momentos que marcaram o encontro realizado nesta quarta-feira, 22, pela Escola de Governo e Administração Pública (Esgap) para os servidores municipais. A palestra foi proferida pela professora Sylvia Soares, que também é consultora organizacional e comercial na área da Educação.

Seguindo com a reflexão do que é autoconhecimento, o quão próximos as pessoas estão dos seus ideais, quais seus pontos fortes e fracos, e quais atitudes devem ser tomadas diante disso, a professora convidou os servidores a refletir sobre qual a percepção que cada um tem sobre si mesmo, e qual a imagem que é passada para as pessoas. Além disso, destacou a importância de criar um projeto de vida, a fim de alcançar algo, através de atitudes empreendedoras que acionem novas habilidades.

"Neste encontro, a gente trabalhou a questão do autoconhecimento como um trampolim para o sucesso no mercado de trabalho, na carreira. E dentro das técnicas aqui apresentadas, de forma bem dinâmica, trabalhamos desde a reflexão, para o autoconhecimento, até o processo de empoderamento dentro do mercado de trabalho. Essas técnicas servem para que as pessoas despertem suas habilidades e competências e para, a partir disso, se destacar, mostrar o seu diferencial e se tornar uma pessoa empreendedora", disse Sylvia.

Para a integrante do Conselho Municipal da Mulher, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, Ligia de Souza Rabelo, todos os servidores municipais devem sempre participar de encontro como esse, para trabalhar questões como o autoconhecimento e como lidar com o outro no dia a dia. "É a questão da empatia, e com isso a gente só tem a ganhar, a aprender. Por isso, digo que essa palestra foi maravilhosa", destacou.

Além de pontuar que o evento realizado nesta quarta faz parte de um ciclo de palestras que a Esgap está realizando, a coordenadora psicossocial da Escola, Ana Dalva Trindade, disse que o tema foi escolhido para que os servidores reconhecessem o espírito de liderança que cada um tem. "Foi um momento de reflexão para a gente perceber mais quais são as oportunidades que nos proporcionam melhor rendimento no trabalho, identificar quais são os pontos fracos e melhorá-los".