Prefeitura de Aracaju trabalha com celeridade na construção de Ecopontos na capital

Agência Aracaju de Notícias
28/05/2019 09h15
Início > Noticias > 81501

Um dos maiores desafios dos tempos atuais é pensar em formas de descartar, de maneira correta, os resíduos produzidos pela população, tornando assim o descarte regular e não danoso para o ambiente. Desta forma, buscando soluções criativas para o problema do descarte irregular, a Prefeitura Municipal de Aracaju está construindo Estações de Entrega Voluntária de Resíduos Sólidos (Ecopontos) pela cidade. Em agosto do ano passado, foi inaugurado o primeiro Ecoponto da cidade, localizado no Bairro Industrial e, este ano, mais dois já estão sendo construídos, um no Bairro Coroa do Meio e outro no bairro Santos Dumont.

Ecopontos são áreas públicas destinadas ao recebimento de resíduos da construção civil e resíduos volumosos, limitados a 1m³ por descarga, gerados e entregues pelos munícipes, podendo ainda ser coletados e entregues por pequenos transportadores contratados diretamente pelos geradores dos resíduos.

A construção de Ecopontos está dentro do Planejamento Estratégico da gestão, e diz respeito a ações de preservação ambiental. Para o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Luiz Roberto Santana, a construção dessas estações representa um passo significativo na eliminação dos pontos de descarte irregular na cidade. "A importância das obras dos Ecopontos é que nós vamos ter mais dois locais para que as comunidades possam depositar seus resíduos volumosos, seus resíduos recicláveis, para que possamos, aos poucos, eliminar os pontos de descarte irregular na nossa cidade", afirma.

As unidades, que irão fortalecer as ações de combate ao descarte irregular de lixo na capital sergipana, contam com duas caixas estacionárias de 5m³, uma caixa para resíduos da construção civil de 30 m³, além de seis contentores de 240 litros.  No local, a população pode descartar resíduos recicláveis, eletrônicos e os chamados volumosos, como podas, móveis grandes embalagens e outros resíduos de origem não industrial. O recebimento de resíduos da construção civil é limitado a 1m³ por descarga.

No bairro Santos Dumont, na rua Jane Bonfim, a obra do espaço destinado à entrega dos resíduos, que ocupará uma área de 945,83 m² de um terreno pertencente à Prefeitura, segue dentro do cronograma. A guarita já está erguida e quase finalizada. Já no bairro Coroa do Meio, na rua jornalista João Batista Santana, foi realizada a locação no terreno  de 837 m², onde já estão sendo levantadas as estruturas necessárias.

Uma terceira unidade já está prevista para começar a ser construída no conjunto residencial Jardim Esperança, localizado no bairro Inácio Barbosa. A meta da administração municipal é entregar à população, até 2020, 18 unidades de coleta. Para a construção dos três Ecopontos foram investidos R$ 325.336,78.