Com demandas permanentes e ações resolutivas imediatas, o número de alagamentos diminuiu e o tempo de atendimento ganhou celeridade em Aracaju, graças ao trabalho realizado pela Prefeitura. No período chuvoso, as ações são realizadas imediatamente aos focos de retenção de água, e, mesmo antes das chuvas, as medidas preventivas elevam a capacidade de vazão no sistema de drenagem. Os trabalhos seguem uma programação diária, estendendo-se aos fins de semana, e a partir de um cronograma elaborado desde o registro na Assessoria de Comunicação até chegada à Diretoria de Operações, setor responsável por encaminhar às equipes para as ruas.
Os relatórios mensais mostram que as ações anti-alagamentos surtem efeitos desejados em larga medida, em que pese a quantidade de lixo que obstrui as manilhas subterrâneas e impedindo a passagem das águas pluviais. O secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, esclarece que "em áreas permeabilizadas, como é Aracaju, o que conta é o tempo levado para a vazão das lâminas de água". "É impossível uma rua asfaltada sugar a água, mas é provável que, quando a rede de drenagem esteja desobstruída, o caminho percorrido até as bocas de lobo seja o mínimo possível, e é isto que importa para avaliar o alcance dos alagamentos", enfatiza o secretário.
Atualmente, são cerca de 600 ruas atendidas por mês, mais de 100 profissionais mobilizados todos os dias para equacionar os problemas, equipes itinerantes para eventuais urgências e ainda técnicos que vistoriam cada serviços executado.
Solicitação
Para registrar alguma solicitação, basta entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da empresa, por meio do telefone (79) 3179-1619, pelo endereço eletrônico comunica.emurb@aracaju.se.gov.br, e pelos perfis no Twitter (@emurb) e no Facebook (www.facebook.com/Emurb).