Apresentar o Prontuário Eletrônico aos gestores das áreas técnicas da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Este foi o principal objetivo da capacitação realizada pela equipe do Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps) na tarde desta terça-feira, 28, no auditório da SMS.
O Ceps e a Coordenação de Tecnologia da Informação perceberam a necessidade de apresentar o Prontuário Eletrônico, que faz parte do Sistema de Gestão da Informação em Saúde, e vem sendo implantado nas 45 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
"Este é o primeiro encontro das áreas técnicas da SMS para apresentar o Prontuário Eletrônico e fazer com que se consiga, a partir deste instrumento, acompanhar, da melhor maneira possível, os processos de trabalho. Ou seja, hoje as áreas técnicas foram orientadas a levantar as informações que precisam para acompanhar os processos de trabalho de seus respectivos programas nas unidades básicas", informou a coordenadora do Ceps, Ariana Cavalcante de Melo.
Segundo o coordenador de Tecnologia da Informação, Adson Gomes de Oliveira, esta oficina serviu para os gestores entenderem como o sistema pode ajudar na demanda das áreas. "Por exemplo, eles têm demandas de acompanhamento de serviços e precisamos saber se todas estão no Prontuário Eletrônico ou não. Inclusive, já sabemos que algumas precisam de cruzamento de informação, pois uma parte está no nosso sistema e outra está no sistema do Ministério da Saúde, onde não existe o cruzamento necessário. Pegamos alguns dados do Programa Saúde da Mulher para exemplificar, no entanto, cada programa deve passar o que precisa de informação para acompanhar o serviço na ponta através do sistema", explicou.
Outras etapas
Os técnicos dos Programas da SMS tiveram uma noção de como podem conseguir elaborar relatórios que tragam informações e dados de qualidade para decifrar os processos de trabalho em cada uma das áreas de interesse através do Prontuário Eletrônico. "A partir desta reunião, cada área técnica vai levantar as suas necessidades de informações e depois serão agendados outros encontros para dar continuidade a essa oficina", completou Ariana.