Prefeito em exercício participa do Dia do Desafio

Agência Aracaju de Notícias
29/05/2019 12h51
Início > Notícias > Prefeito em exercício participa do Dia do Desafio

No Dia do Desafio, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), organizou equipes de várias secretarias para mobilizar as pessoas para o evento. Nesta quarta-feira, 29, dia da competição entre cidades, o prefeito em exercício, Josenito Vitale (Nitinho), participou de uma ação realizada no Ginásio Esportivo Charles Moritz que mobilizou grupos de idosos de diversos Centros de Referência da Assistência Social (Cras).
 
O evento mundial é promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e é uma iniciativa da The Association for International Sport for All (Tafisa), no Brasil, coordenado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc). Neste ano, na 25ª edição do evento, a capital sergipana volta a disputar com a cidade paulista de Piracicaba e ganhou ainda mais uma concorrente, a cidade de Edogawa-Ku, no Japão. 

De acordo com Nitinho, este é um momento que precisa de toda a mobilização possível porque não se trata de uma disputa de gestões, mas, mais do que isso: é um evento que tem como finalidade fomentar a prática de atividades físicas. “Ao longo dos anos, cada vez mais, as pessoas estão se preocupando mais em praticar atividades físicas. Hoje, em vários locais abertos de Aracaju, como a 13 de Julho, Orla, Parque da Sementeira, por exemplo, vemos uma grande quantidade de pessoas se movimentando, praticando algum esporte. A Prefeitura de Aracaju incentiva e estimula, através das atividades das secretarias, essas atividades. Em um dia como o de hoje, a Prefeitura segue fazendo o seu papel, tentando mobilizar a cidade para o Dia do Desafio. A ideia é fazer com que as pessoas façam das atividades físicas uma rotina. Faz bem para o corpo e para mente e, com certeza, é qualidade de vida”, ressaltou.

Em 2019, a Prefeitura desenvolveu um sistema (http://www.desafioaju.com.br/) junto à Sejesp, para que as pessoas possam registrar suas atividades e, assim, computar para a competição. “Sentimos que houve uma mobilização muito maior do que nos anos anteriores. Isso faz parte de todo um trabalho de articulação entre vários parceiros. A Prefeitura entendeu que, por si só, não teria condições, nem tentáculos para chegar aos locais e nas comunidades como um todo. Por isso, estabelecemos parcerias com escolas, academias, universidades, com várias instituições de diversas áreas para que pudessem ser esse agente de mobilização de seu território, da sua região”, destacou o secretário da Juventude e do Esporte.

Hora afirmou ainda que, até o fim da manhã desta quarta-feira, mais de 25 mil pessoas já haviam feito o registro no sistema. “É algo que nos enche de satisfação porque a ação foi planejada, inclusive, faz parte do Planejamento Estratégico da gestão, estabelecer atividades que possam promover a qualidade de vida na nossa cidade. Nós já temos esse título, agora, queremos mostrar para o mundo, já que estamos competindo com a cidade do Japão, então, queremos transcender as fronteiras e mostrar que Aracaju se preocupa com a qualidade de vida e que sua população é fisicamente ativa”, frisou o secretário.