A última quarta-feira do mês de maio já se consolidou no Brasil e em toda a América Latina como o Dia do Desafio, uma data para estimular a prática de atividades físicas. Na rede municipal de Educação, 40 escolas aderiram ao desafio e os estudantes, ao longo do dia, realizaram diversas atividades, como alongamentos e partidas de futebol. Os técnicos e servidores da Secretaria Municipal da Educação (Semed) também participaram do movimento, com atividades em todos os prédios administrativos da secretaria.
“Toda a Semed aderiu ao Dia do Desafio, desde os nossos alunos e professores até nossos técnicos, é um dia para ninguém ficar parado. Precisamos estimular a prática da atividade física não somente neste dia, mas esse é o ponto de partida para que as pessoas comecem a se interessar e entendam que os benefícios são grandiosos, tanto para a saúde do corpo, quanto da mente. Eu fiz questão de participar deste momento porque sei da importância que atividade física tem para a nossa saúde”, afirma a secretária Maria Cecília Leite.
Nas primeiras horas da manhã, a equipe da Coordenadoria de Educação Física e Esporte (Coefesp) da Semed percorreu todos os setores da Semed convidando os funcionários a se exercitarem. E a adesão foi grande. A coordenadora da Assessoria de Eventos, Joana Gonçalves, aprovou a iniciativa da secretaria. “Veio para reforçar a necessidade da atividade física na nossa vida. Nós, geralmente, temos o dia muito corrido e, no trabalho, ficamos muito tempo sentados e deixamos de lado o cuidado com o nosso corpo. Trazer o Dia do Desafio para os setores administrativos da Semed foi uma boa oportunidade para que a gente fique mais atento à nossa saúde e um incentivo para que nos exercitemos mais”, apontou.
Escolas
As escolas da rede não ficaram de fora do Dia do Desafio. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Alencar Cardoso), no bairro José Conrado de Araújo, os professores de Educação Física fizeram uma série de atividades com os alunos na quadra da escola. Cerca de 150 alunos fizeram alongamentos e aprenderam sobre a importância da atividade física. “Aqui na escola, as aulas de Educação Física são as preferidas deles. Temos uma quadra legal e isso ajuda a eles praticarem e extravasar toda a energia. Geralmente são aulas muito dinâmicas e eles adoram. E nós, da escola, sabemos da importância de praticar exercícios desde cedo, para garantir uma melhor qualidade de vida”, observou a coordenadora pedagógica da Emef, Luciane Simões.
Na Zona de Expansão, a cenário da Orla Por do Sol foi o cenário escolhido pela Emef José Carlos Teixeira para a participação no Dia do Desafio. A Equipe diretiva da instituição promoveu um passeio ciclístico entre os alunos . “Nós reunimos os alunos para falar da importância da atividade física pra nossa saúde de modo geral e, aproveitando nossa bela orla aqui do Mosqueiro, fomos dar uma volta de bicicleta com nossas crianças. Como muitos deles usam a bicicleta no dia a dia, nada melhor que unir o útil ao agradável”, explicou a coordenadora pedagógica da Emef, Patrícia Pina.
Mas não foram somente os alunos maiores que aderiram ao desafio, a Educação Infantil também esteve presente no dia de atividades. A Emei Maria Givalda da Silva Santos, no bairro Soledade, preparou exercícios específicos para os alunos a partir de 6 meses de idade. “Como nosso público são crianças bem pequenas, propomos desenvolver as atividades com o auxílio de músicas que explorem o movimento corporal. Foi uma manhã muito divertida, as crianças, juntamente com suas professoras e cuidadoras, através da musicalização e brincadeiras, exploraram o corpo e se divertiram interagindo com os adultos”, afirmou a coordenadora pedagógica da Emei, Clariane Maria Ramos.
Dia do Desafio
O evento internacional é promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e é uma iniciativa da The Association for International Sport for All (Tafisa), no Brasil, coordenado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc). A iniciativa promove a competição entre cidades que tem como objetivo incentivar a prática de atividades físicas. Em 2019, Aracaju volta a disputar com a cidade paulista de Piracicaba e ganhou ainda mais uma concorrente, a cidade de Edogawa-Ku, no Japão.