Equipes diretivas das escolas municipais recebem treinamento sobre novo sistema de gestão

Educação
04/06/2019 14h13

Organizar e dinamizar os diversos processos de trabalho que já estão implantados, tanto na Secretaria Municipal da Educação (Semed) como nas 74 escolas da rede pública municipal de ensino. Estes são os principais objetivos da adoção, realizada pela Secretaria, de um novo sistema de gestão. Na manhã desta terça-feira, 4, deu-se início ao treinamento, que prossegue até a sexta-feira, 7, das primeiras 20 escolas. De acordo com a secretária municipal da Educação, Maria Cecília Tavares Leite, a medida representa um grande avanço.

“Estamos apresentando às nossas equipes um sistema completo que adotamos. Antes, tínhamos um módulo de matrícula on-line simplificado, mas, estamos, agora, ampliando e implantando o sistema de gestão da educação que abarca o administrativo, o pedagógico, a matrícula, enfim, todos os processos da Semed. A partir desse momento, eles serão introduzidos no sistema. E é um sistema que otimizará as relações, os processos de trabalho, o tempo, recursos, e ficaremos sabendo de todos os processos que acontecem na escola, em tempo real. O nosso objetivo é agilizar e transformar os protocolos de trabalho”, explicou a secretária.

O software pertence a uma empresa paulista contratada após vencer o processo licitatório. A Secretaria informou todos os ajustes necessários no sistema e, agora, foi iniciada a capacitação das escolas. “Foram convocadas 20 escolas, que enviaram os gestores e um representante com o perfil de ser multiplicador do sistema que facilitará não apenas a vida da escola, como também o trabalho da Secretaria. E não podemos esquecer que estamos na era digital, portanto, precisamos implementar novas metodologias digitais para todo esse processo que as nossas instituições vêm passando. Passaremos quatro dias aqui, numa formação intensa. E já temos as três próximas semanas agendadas para que nenhuma escola fique de fora”, explicou a diretora do Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada de Educação (Ceafe) da Semed, professora Gabriela Zelice.

Uma equipe da empresa que criou o sistema participará de todos os treinamentos. De acordo com o técnico Júlio Carvalho, a plataforma é utilizada por várias redes. “O produto que estamos trazendo para Aracaju é comercializado para a Educação, para todas as prefeituras do país, e ele atende basicamente todos os processos da área. Oferecemos desde o controle do ambiente físico, controle do processo de matrícula e de movimentação do aluno na rede, temos os controles para a alimentação e o transporte escolar, controle dos conteúdos que devem ser trabalhados em sala de aula, então, é um sistema bem amplo, tem uma característica de ERP (sigla em inglês de Planejamento de Recursos Empresariais). É uma ótima solução para os processos da rede pública”, garantiu.

O diretor da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Manoel Bomfim, localizada no conjunto Bugio, professor José Ramiro Nunes, está participando da primeira turma de treinamento. Além disso, ele integra um núcleo que foi criado – composto por técnicos da Semed, educadores e técnicos da empresa – que acompanhará a implantação do sistema de gestão. Segundo ele, esta é uma ferramenta muito importante. “Eu sou entusiasmado pelo tema porque sou da área de matemática, e a informática está presente em todos os aspectos de nossas vidas. Em termos de escola e educação, como ferramenta de apoio, acho que é imprescindível e fundamental para termos um melhor controle das demandas da escola, principalmente a área pedagógica, para que possamos fazer um acompanhamento mais detalhado de rendimento dos alunos, de frequência, e até das próprias atividades dos professores. Por exemplo, a Escola Manoel Bonfim é uma unidade que abriga mais de mil alunos, e é muito complicado conseguir fazer um controle só usando planilhas de Excel. Eu acredito realmente que não é possível ter um resultado positivo na educação sem o uso das novas tecnologias”, opinou Ramiro.