Ações ambientais trabalham conscientização de crianças e adolescentes

Agência Aracaju de Notícias
05/06/2019 17h40

Cuidar da cidade do futuro também é trabalhar para que as próximas gerações tenham, sobretudo, o sentido de pertencimento dessa cidade. Durante a Semana do Meio Ambiente, realizada pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta quarta-feira, 5, muitas das ações estão voltadas, justamente, para crianças e adolescentes, os futuros responsáveis por ajudar a fazer do local onde moram um lugar mais agradável de se viver e que se preocupa com as questões ambientais, estas que, a cada dia, se tornam mais urgentes. Nesta quarta, a programação contou com leitura, plantação de mudas de mangue e visita lúdica ao Parque da Sementeira.

O dia começou com uma ocupação saudável e consciente na Praça Camerino, onde a Prefeitura prestou apoio ao Serviço Social do Comércio (Sesc) em uma atividade que envolveu leitura e educação ambiental para crianças da creche do Sesc e alunos de escolas da capital. Por lá, a Sema desenvolveu trabalhos com a Bolha Ambiental, teatro e sensibilização de crianças e jovens. 

“A Prefeitura se une a ações que estão comprometidas com os valores que a gestão municipal defende, como a que o Sesc desenvolveu nesta manhã. Valores de uma Aracaju mais sustentável, de uma qualidade de vida que, a cada dia, está sendo mais buscada nos diversos âmbitos. Hoje, tivemos crianças muito pequenas já construindo esses valores. Essas crianças, no futuro, terão atitudes muito mais estabelecidas no cuidado com o meio ambiente. Buscamos estar sempre presentes, através de parcerias, porque acreditamos que só unindo forças poderemos chegar mais longe”, destacou o secretário municipal do Meio Ambiente, Alan Alexander Lemos. 

Para a diretora regional do Sesc, Aparecida Farias, grandes transformações começam, principalmente, com a soma de esforços em prol de um bem comum. “Nós já desenvolvemos ações ambientais e estamos ampliando através das parcerias. Estamos inserindo a escola e a creche nesse trabalho e nosso intuito é promover a conscientização, tanto com os nossos funcionários, como também com as pessoas que atendemos com o nosso trabalho. Atualmente, temos parceiros fortes, como a Prefeitura que nos ajudam a desenvolver ações como essa. Precisamos mostrar aos mais jovens que, juntos, podemos mais e cuidar do meio ambiente é extremamente necessário para a garantia do nosso futuro”, ressaltou. 

De acordo com coordenadora da Educação Ambiental da Sema, Raphaella Ribeiro, tratar sobre meio ambiente e preservação ambiental se torna mais eficaz quando se atua em espaços públicos da cidade, como ocorreu, nesta manhã, na Praça Camerino e no Parque da Sementeira. “Esses dois ambientes são muito arborizados e possuem um microclima diferenciado, são muito propícios ao lazer e ao estudo, como salas de ciência a céu aberto. Além da ação em parceria com o Sesc, realizamos ainda o projeto Ujaracá, na Sementeira, voltado para os alunos da Educação Infantil, que, de forma lúdica, por meio do teatro, cria histórias para fomentar o respeito à natureza”, sintetizou. 

Seguindo a programação, a Prefeitura se juntou às equipes do Riomar Shopping para a realização do projeto Muda Mangue, uma iniciativa que tem como objetivo manter os mangues vivos através do plantio de mudas, além de sensibilizar a população por meio da educação ambiental. 

Na ação desta manhã, que contou com a participação de alunos de estudantes do ensino médio, foram plantadas 540 mudas de mangue vermelho. “Essas mudas são cultivadas no próprio shopping, onde temos uma área com capacidade para 1.080 mudas. A cada três meses, junto à Prefeitura, realizamos esse plantio e todo um trabalho de sensibilização dos jovens. Escolhemos a espécie mangue vermelho porque é a mais resiliente em áreas muito degradadas”, explicou a analista ambiental do Riomar, Viviane Andrade. 

Reduto de um dos principais símbolos da culinária sergipana, os manguezais são um dos ecossistemas mais presentes na capital e ocupam uma área de cerca de 250 km² por todo o estado, o que equivale a pouco mais de 1% de todo o território, mas, poderia ser ainda maior se não fosse a ação do homem ao longo dos anos.

“Nosso intuito é mobilizar a população e, ao mesmo tempo, alertar para a degradação dos manguezais. A gente cuida da cidade a partir do momento em que sentimos o pertencimento, então, estimular o plantio por parte desses jovens, é uma forma de fazer com que eles sintam podem ajudar. Mais do que mangue vermelho, estamos plantando sementes de conscientização”, reforçou Alan Alexander. 

A Semana do Meio Ambiente é realizada pela Prefeitura de Aracaju, através da Sema, Riomar Shopping,  Serviço Social do Comércio (Sesc), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Lixo Zero, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Fundação Mamíferos Aquáticos.

Confira a programação que segue até esta sexta-feira, 7.