Prefeitura adquire drone para modernizar atividades de proteção e segurança municipal

Defesa Social e Cidadania
06/06/2019 16h21

Na manhã desta quinta-feira, 6, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), recebeu sua nova aeronave remotamente controlada, também denominada drone. O equipamento foi adquirido através da Defesa Civil de Aracaju e contribuirá para a modernização e otimização de serviços.

O secretário Luís Fernando Almeida reforçou a contribuição que o equipamento promoverá para as ações, não somente da Defesa Civil. "Na verdade, não chega apenas para a Defesa Civil, mas, para a Prefeitura como um todo. Essa é uma ação que está em consonância com a construção de uma cidade mais inteligente e mais criativa, que busca, dentro da tecnologia, melhorar a vida das pessoas", ressaltou o gestor.

Para explanar sobre o equipamento, esteve presente o representante, em Sergipe, da Associação Brasileira de Multimotores, Francisco Faria. "Esse equipamento é o que há, atualmente, de mais moderno desse fabricante. Possui capacidade para 25 min de voo. Além disso é composto por uma série de sensores antichoque, identificação de obstáculos, além de que a câmera possui um zoom óptico que possibilita o alcance em até, aproximadamente, 400 metros, com uma boa qualidade de imagem", explicou.

Para a manipulação do equipamento será promovida uma capacitação que envolverá agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Defesa Civil, Guarda Municipal de Aracaju (GMA) e da Comunicação. "O objetivo é que possamos expandir essa prática com ética, com segurança, trazendo um serviço de maior qualidade", esclareceu o secretário Luís Fernando.

Segundo o diretor da GMA, o subinspetor Fernando Mendonça, esse é um equipamento de grande importância para o trabalho de segurança promovido pela Guarda. "Poderá ser utilizado tanto em grandes eventos, quanto em qualquer outro tipo de situação em que haja dificuldade de acesso ou que nós precisemos de uma imagem mais adequada para elaborar uma estratégia de ação de forma mais precisa", indicou o diretor.

O secretário da Defesa Social salientou que há previsão de chegada de uma gama de equipamentos para a Defesa Civil que serão de grande valia, pois, irão facilitar e tornar mais ágeis os trabalhos. Além disso, a preparação para manipulação do drone será inciada brevemente. "Para nós, da Defesa Social, é uma imensa satisfação, é um novo desafio. Já programamos um curso para a próxima semana, de modo que tenhamos pessoas capacitadas antes mesmo do Forró Caju, quando já será possível operar essa nova tecnologia, aliada à base móvel de videomonitoramento, o ônibus da GMA. Esses são benefícios que contribuem para a uma cidade mais resiliente, criativa e inteligente", finalizou o secretário.

Defesa Civil

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, avaliou que esse equipamento trará uma otimização para os serviço, tanto na parte de prevenção, quanto para o mapeamento das áreas de risco. "Auxiliará para acesso aos locais onde temos dificuldade para entrar com viaturas ou mesmo a pé. Esse equipamento vai nos permitir ter imagens de áreas de risco, fazer a contabilização das residências, nesses locais e, concomitantemente, o número de pessoas que estão residindo nessas áreas. Todo esse trabalho de mapeamento poderá ser feito de maneira mais ágil e sem colocar em risco nenhum dos agentes da Defesa Civil", reforçou Sílvio Prado.

Dentre as atividades que poderão ser auxiliadas pelo uso do drone estão, também, as inspeções prediais, além de situações de desastres, desabamentos, aglomeração de pessoas, controle de público em eventos, entre outros.