Trabalho de desobstrução retirou 50 toneladas de lixo da rede de drenagem nesta sexta, 7

Agência Aracaju de Notícias
07/06/2019 17h33

A Prefeitura de Aracaju atua durante todo o ano, de maneira regular, para manter a cidade limpa, sobretudo, com o intuito de evitar maiores transtornos durante períodos de chuva. Nas últimas 24h, quando choveu um volume de mais de 150 mm na capital sergipana, as equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) aumentaram o número de agentes, justamente para atender as demandas da cidade. Um atenção especial foi dada à desobstrução da rede de drenagem da cidade para fazer com a que a água da chuva escoasse com maior facilidade. 

Somente nesta sexta-feira, 7, as equipes retiraram 50 toneladas de lixo dos bueiros da cidade e da rede de drenagem, um trabalho que evitou que alagamentos mais intensos ocorressem e afetassem ainda mais a população.

Reunindo as equipes da Emsurb e Emurb, foram mais de 600 pessoas envolvidas no trabalho ostensivo por toda a cidade. “O trabalho de limpeza de canais, bueiros e toda a rede de drenagem da cidade ocorre diariamente em Aracaju, seguindo uma programação. Em épocas em que, costumeiramente, as chuvas são mais intensas, intensificamos o serviço para evitar transtornos, no entanto, além dos agentes, é necessário que a população ajude nesse trabalho, de forma que não jogue lixo nas ruas, canais, terrenos baldios. Em dias de chuva é que sentimos os efeitos”, destacou o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas. 

As equipes começaram a intensificar as ações já na quinta-feira, 6, quando a chuva teve início. Em diversas regiões da cidade, os agentes executaram a limpeza da microdrenagem e, se fosse necessário, até a substituição da tubulação. O trabalho é sempre dividido por etapas, começando pela retirada dos materiais que obstruem a rede. Em seguida, caso haja fissuras na estrutura, a tubulação é trocada. Pontos críticos como os canais das avenidas Anísio Azevedo e Airton Teles, por exemplo, não transbordaram, justamente por causa do trabalho anteriormente feito.

O presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, orienta a população a ficar atenta e ressalta que Aracaju não suporta grandes quantidade de chuvas. "Não há trabalho preventivo que suporte índices pluviométricos que triplique a média esperada para um dia, como o que ocorreu hoje. Mas, ainda assim, reforçamos o trabalho, elevamos o número de trabalhadores e temos buscado atender os casos surgidos ao longo do dia. O que pedimos é a compreensão e a colaboração dos aracajuanos neste momento e que a qualquer anormalidade acionem a Emurb e os demais órgão da Prefeitura que estão mobilizados neste momento", pondera.