Arrasta Pé Social da Prefeitura de Aracaju fortalece vínculos e valoriza cultura regional

Agência Aracaju de Notícias
21/06/2019 15h00

Desenvolvido nos equipamentos da Assistência Social da Prefeitura de Aracaju, o Arrasta Pé Social é um conjunto de ações alusivas ao período junino, por meio das quais os usuários assistidos pela gestão municipal têm a oportunidade de experienciar, de maneira mais forte, aspectos da cultura nordestina.

Ao todo, ao longo do mês de junho, a Secretaria Municipal da Assistência Social (Semasc) realiza 20 festejos do Arrasta Pé Social nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas), abrigos e casas-lares.

De acordo com a secretária adjunta da Assistência Social, Simone Maia, a meta da pasta é trabalhar o usuário e proporcionar bem-estar a cada um deles, seja na área da garantia de direitos, seja na área do fortalecimento de vínculos, do lazer e cultura. Este ano os festejos da Assistência estão sendo realizados nos equipamentos justamente para integrar e promover a cultura.

“Os Cras trabalham justamente com o fortalecimento de vínculos familiar e comunitário, e nos festejos juninos, assim como no Carnaval, Natal e Semana Santa, a gente sempre aproveita para trabalhar a questão do fortalecimento de vínculos . É um momento onde as famílias que são referenciadas vão até a sede do equipamento, se juntam, brincam, curtem esse momento de interação. Então, é um momento que encontramos de trabalhar a cultura e de trabalhar o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários”, explica Simone.

Diretora da Proteção Social da Semasc, Roberta Viana diz que esses momentos são uma forma de agregar todo o público da Assistência e de mostrar para todos os usuários o que cada um tem a oferecer. “Esse momento que estamos proporcionando em cada equipamento, para todos os públicos se encontrarem, é justamente nessa perspectiva de integração, para que todos estejam juntos, reforçando a tradição cultural dos festejos juninos e agregando a comunidade”, afirma Roberta.

A Secretaria de Assistência, responsável pela logística do evento, fornece todo material necessário para a realização dos festejos, sejam comidas típicas, material de decoração, contratação de músicos e material para confecção de objetos. Já o formato dos eventos é definido por cada equipamento, que pode escolher entre festas tradicionais, com quadrilha e músicos, exposições ou outras atividades.

No Cras João de Oliveira Sobral, localizado no bairro Santos Dumont, em que a festa aconteceu no formato de apresentação de um grupo de quadrilha formado por idosos, apresentação de crianças e animação feita por um trio pé de serra, a coordenadora Telma Mainardi acredita que o momento, além de fortalecer os vínculos, dá espaço para que os usuários mostrem suas potencialidades.

“Aqui na festa nós temos o grupo da terceira idade, as crianças, os adolescentes, os familiares. É um momento para valorizar a nossa cultura, integrando e animando; é o momento em que eles transmitem a potencialidade que possuem, fazendo valer seu direito de lazer, de alegria, que é o nosso objetivo enquanto Centro de Referência de Assistência Social”, pontua Telma.

O sorriso no rosto de Dona Eunice Leite, de 76 anos, diz tudo sobre sua participação no festejo. A aposentada, que se apresentou com o grupo de quadrilha da terceira idade, ressalta que participa do Cras há pouco tempo, mas já se sente muito contente em fazer parte de atividades como o Arrasta Pé Social da Prefeitura de Aracaju. “Atividades como essa são maravilhosas, eu me sinto uma criança! Eu, que nunca dancei, estou amando fazer parte da quadrilha. Aqui é uma família para mim”, disse, animada.

Dona Adalmira Conceição, de 67 anos, é usuária do Cras João Sobral há vários anos e sempre participa das atividades desenvolvidas no equipamento. “Isso aqui é uma alegria contagiante, é muito bom e ficamos a vontade. Aqui temos um grande contato com os outros usuários. Eu gosto demais do São João, pois é uma festa que tira toda a tristeza que se pode ter. Eu estava um pouco triste e com a nossa festa já fiquei alegre. Dancei muito”, conta.

Os festejos promovidos pela Secretaria de Assistência começaram no dia 10 de junho, ocorrendo em datas e horários diferentes a fim de não haver choque entre eles, e se encerrarão na próxima quinta-feira, dia 27.