Área interna do Forró Caju 2019 é monitorada por 30 câmeras

Defesa Social e Cidadania
23/06/2019 18h00

O sistema de videomonitoramento chega ao Forró Caju 2019 para trazer mais segurança ao público. Serão 30 câmeras no espaço interno do evento, para monitorar a entrada, saída e toda a movimentação no local da programação. 

Os recursos irão possibilitar, especialmente, a atuação preventiva e tornarão a ação ostensiva mais ágil e precisa, caso haja a necessidade. O serviço de inteligência integrado à tecnologia e atuação efetiva dos guardas municipais e segurança privada, com o apoio da Polícia Militar, na área externa, promoverão maior tranquilidade à festa.

Essa tecnologia empregada no evento conta com a operação da base móvel de videomonitoramento da Guarda Municipal de Aracaju, com uma central de videomonitoramento, instalada no local, e as câmeras tipo speed dome, que possibilitam longo alcance e qualidade de imagem. O trabalho de inteligência, integrado à tecnologia e atuação efetiva das equipes garantem uma cobertura inédita para segurança na praça Hilton Lopes.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, aponta que neste ano haverá um número maior de câmeras operando em relação ao ano passado. “Nesse ano, além das câmeras da Secretaria da Segurança Pública (SSP), que já ficam instaladas no mercado, teremos as câmeras integradas ao ônibus e outras espalhadas por todo o perímetro. Todas as pessoas que entrarem no evento serão filmadas. Dessa maneira, poderemos fazer um melhor controle do público e dos acontecimentos, dentro do evento”, destacou.

O diretor geral da Guarda Municipal de Aracaju, o subinspetor Fernando Mendonça, revela o potencial da aplicação das câmeras, no contexto do evento.  “Tudo fica registrado. As pessoas que possam ir mal-intencionadas serão identificadas. Esse fato inibe as ações indevidas. É um equipamento que vem trazer mais segurança”, pontuou.

Além disso, o secretário da Defesa Social ressalta que haverá vistoria na entrada e também na saída do evento. “Essa medida será adotada para inibir furtos. Assim, caso seja identificada alguma situação fora da normalidade, poderemos adotar as medidas cabíveis”, reforçou Luís Fernando. 

O Forró Caju 2019 é uma realização da Prefeitura de Aracaju, com patrocínio do Ministério do Turismo, e faz parte do Planejamento Estratégico da gestão Edvaldo Nogueira.