Prefeitura e ABM certificam participantes do curso de operador de aeronave remota

Defesa Social e Cidadania
27/06/2019 12h17

Por intermédio da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), a Prefeitura de Aracaju promoveu, nesta quinta-feira, 27, a entrega de certificados aos participantes do primeiro curso de operador de aeronave remota da Semdec. A formação, realizada com a parceria da Associação Brasileira de Multirrotores (ABM), entre os dias 12 e 15, envolveu agentes da Defesa Civil, Guarda Municipal de Aracaju (GMA) e Superintendência de Transporte e Trânsito (SMTT).

Durante o curso, os participantes foram apresentados ao potencial da tecnologia das aeronaves remotamente pilotadas para as atividades de segurança pública e a mecanismos técnicos e legais para a operação dos equipamentos, além de aulas práticas, por meio das quais puderam ter a experiência de manipular os drones.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, frisa a relevância do conhecimento para se fazer uso do equipamento, com responsabilidade e de forma ética. "Adquirimos um drone, por meio da Defesa Civil, e esse equipamento deve servir à Prefeitura, para modernização dos nossos serviços. Estão todos de parabéns pela formação e a expectativa é de que possamos promover aprimoramentos contínuos para o uso dessa nova ferramenta", pontuou o secretário ao agradecer, ainda, a parceria da ABM na realização do curso.

Ao receber o certificado, o guarda municipal Wesley Pinheiro afirmou que os conhecimentos adquiridos no curso proporcionarão diferença significativa na operacionalização e modernização das atividades da Guarda Municipal. "O curso foi muito importante para todos nós. É uma ferramenta nova, que vem para somar com o nosso trabalho. Uma experiência diferenciada e que será fundamental para nossas práticas profissionais", avaliou o guardião.

Agente da Defesa Civil de Aracaju, Diego Aguiar ressaltou os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. "Esse conhecimento nos enriquece de maneira significativa, tanto profissionalmente quanto de maneira pessoal", disse.

Para o agente da SMTT, Joandeson Soares, o impacto do aprendizado para o desenvolvimento das atividades voltadas à promoção da segurança é notório. "Uma experiência gratificante. Foi muito importante para entender a aplicabilidade da tecnologia no trânsito. Será muito útil para auxiliar nas nossas atividades, promovendo mais exatidão na atuação", reforçou.

Durante a solenidade de entrega dos certificados, o representante da ABM em Sergipe Francisco Faria expôs a evolução do uso da tecnologia no país e a mobilização realizada no estado para aprimoramento do uso dessas aeronaves de maneira consciente. Ele ressaltou o grande aproveitamento das atividades com os membros da Defesa Social. "Essa foi uma turma em que notamos um grande envolvimento. A curva evolutiva ocorreu de maneira expressiva", destacou.

A solenidade foi realizada no auditório da SMTT e contou, também, com a participação dos demais instrutores do curso, Silas Monteiro e Luciano Roque, além do diretor geral da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), o subinspetor Fernando Mendonça, e o coordenador geral da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado.