Gestão planejada permitiu à Prefeitura realizar mais uma edição do tradicional Forró Caju

Agência Aracaju de Notícias
29/06/2019 23h16
Início > Noticias > 82014

O mês de junho não teria o mesmo encanto na capital sergipana se não fosse o Forró Caju. Por mais um ano, a Prefeitura de Aracaju realiza o mais importante festejo junino do estado, com atrações locais e nacionais que animam sergipanos e turistas na praça de eventos Hilton Lopes, entre os mercados centrais.

Tudo isso só é possível graças ao planejamento estratégico da gestão municipal, o qual criou as condições necessárias para que a Prefeitura pudesse investir na realização do evento com recursos próprios e pudesse viabilizar a assinatura do convênio de patrocínio com o Ministério do Turismo.

Em um período de crise econômica em todo o país, o presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju ( Funcaju), Cássio Murilo, destaca o esforço empreendido pela atual gestão municipal para proporcionar uma festa dessa dimensão à população.

“O Forró Caju não é só uma festa, é a celebração do que nós somos. É um projeto prioritário da gestão, um evento pensado, construído com diálogos e planejamentos. Apesar de ser um momento tão difícil, é um compromisso da gestão e conseguimos viabilizar a festa. Sempre um sucesso de todos os pontos de vista, entre eles, o elemento simbólico. Afinal, em um evento assim, celebramos as nossas tradições, reforçamos o nosso sentimento de pertencimento e a nossa autoestima. O prefeito Edvaldo Nogueira está de parabéns por ser o grande líder de uma equipe que realiza uma festa tão significativa como essa”, contextualizou o presidente da Funcaju.

Em sua 25ª edição, o evento foi reestruturado e contou com o Arraial da Clemilda, cuja programação contemplou quadrilhas juninas, apresentações culturais e trios pé-de-serra, e o palco principal, Luiz Gonzaga, com shows de artistas locais e nacionais. Para a disponibilização dos recursos do Ministério do Turismo, o prefeito Edvaldo Nogueira contou com o apoio e empenho do deputado federal Luiz Mitidieri.

Quem acompanhou o empenho da atual administração municipal para regularizar a situação da cidade e ainda conseguir investir em melhorias para a população, percebe a dedicação para proporcionar o evento. De longe, Leonor Gomes, aposentada, busca saber como está o andamento da cidade e nos últimos meses não foi diferente.

“De lá do Rio de Janeiro, eu acessava a internet todos os dias para saber se teria o Forró Caju, até que vi a confirmação, comemorei muito e vim, como venho todos os anos para curtir os festejos juninos. Mesmo com essa crise nacional, que dificulta a realização de eventos como esse, fico feliz que teve. O Forró Caju é tão bonito, Aracaju é uma cidade linda, que não pode deixar de comemorar. Pode até fazer o Forró Caju em poucos dias, ou até apenas um dia. O que não pode é deixar de ter”, explicou a carioca, que iniciou sua relação com Aracaju por ser casada com um sergipano, que mora no Rio de Janeiro há mais de 50 anos, mas não esquece as suas origens.

Manter a tradição também envolve a realização de todas as edições na praça de eventos Hilton Lopes, localizada na região dos mercados centrais da cidade. “Esse é o principal ponto da cultura do estado, muito tradicional e turístico e é fundamental que seja utilizado para esse fim. Como já é histórico, é muito representativo para os aracajuanos. Além de impulsionar a economia, o Forró Caju também é importante para manter a alegria das pessoas que curtem. A vida também precisa de momentos assim para se distrair. Por isso, todo esforço da Prefeitura para fazer o evento é importante, não só para as pessoas daqui de Aracaju, mas também para os turistas. Inclusive, este ano, acho que foi melhor planejado”, destacou Wesley Melo, motorista.

Para a auxiliar administrativo, Jaqueline Ribeiro, o Forró Caju não pode deixar de acontecer para manter a tradição. “É uma festa muito legal, que mantém as nossas raízes. Eu sempre venho e é satisfatório que a realização seja uma prioridade da Prefeitura. Tem que ser feita todos os anos, até mesmo para que os nossos filhos vejam tudo isso. Porque, como sempre, o Forró Caju nos oferece uma estrutura muito boa, atrações de qualidade e segurança para aproveitar”, elogiou.