O Forró Caju 2019 encerrou a sua 25ª edição no último final de semana e já deixou saudades. Sergipanos e turistas se despediram dos festejos juninos em duas noites de festa com atrações locais e nacionais que se dividiram entre o palco principal, Luiz Gonzaga, e o Arraial da Clemilda, nos dias 28 e 29 de junho. O evento, realizado pela Prefeitura de Aracaju, com patrocínio do Ministério do Turismo, também ofereceu apresentações culturais e de quadrilhas ao público que lotou a praça de eventos Hilton Lopes, localizada na região dos mercados centrais da capital sergipana.
Na noite de sexta-feira, 28, Avine Vinny, Luan Estilizado, Trio Nordestino e Márcia Fellipe animaram o público no palco Luiz Gonzaga. Reconhecido no cenário nacional, Avine Vinny trouxe um estilo mais moderno para aracajuanos e turistas. Assim como, o paraibano Luan Estilizado, que sem largar a sanfona, fez o público cantar em uma só voz com suas músicas. A origem e trajetória do forró foram lembradas pelo público com o show de Trio Nordestino. Os integrantes homenagearam o centenário de Jackson do Pandeiro e os grandes mestres do forró: Dominguinhos, Luiz Gonzaga e Marinês, além de Lindú, Cobra e Coroné, fundadores do Trio. Uma das maiores vozes do forró eletrônico, Márcia Felipe, também teve um espaço especial na festa levando ao público a sua nova música, Drive Thru, gravada com o cantor Gusttavo Lima, e um repertório eclético.
Já o último dia de festa contou com Solange Almeida, Jeanny Lins e Dedé Brasil, Lourinho do Acordeon e Jonas Esticado. Pela primeira vez em carreira solo no Forró Caju, Solange encantou o público com o repertório do seu novo o EP ‘Essência’. Jeanny Lins e Dedé Brasil relembraram sucessos da época em que fizeram parte da Banda Forró Maior e fizeram com que o público voltasse no tempo ao som de clássicos de 15 anos atrás. O autêntico forró pé-de-serra foi trazido por Lourinho do Acordeon que prestigiou cantores consagrados da região Nordeste, como Dominguinhos e Luiz Gonzaga, durante o seu show. A 25ª edição encerrou com o cantor Jonas Esticado, atração bastante aguardada, principalmente pelos amantes da mistura do forró com sertanejo.
Os festejos das noites foram sempre iniciados no Arraial da Clemilda, um espaço criado nesta edição com o objetivo expressar a riqueza da tradição e cultura sergipana e para homenagear uma das maiores intérpretes do forró brasileiro. A noite da véspera de São Pedro, 28, encantou os forrozeiros com o Grupo Samba de Coco do Mosqueiro, a famosa Quadrilha Unidos de Asa Branca e a musicalidade de Robertinho dos Oitos Baixos.
No dia de São Pedro, 29, último dia do maior festejo junino da capital sergipana, as apresentações ficaram por conta do ‘Grupo As Caceteiras de Hindu’, da ‘Quadrilha Século XX’, e do arrasta-pé levado pelo sergipano Lucas Campelo e por Erivaldo de Carira, que faz parte da história da festa por ter participado desde a primeira edição do evento, realizada em 1993.
Segurança
Por mais um ano, o público curtiu o Forró Caju com tranquilidade e segurança, sem registros de ocorrências graves Com todos os detalhes planejados antecipadamente, o resultado não poderia ser outro. Desde o início da montagem das estruturas da festa, por exemplo, equipes da Secretaria Municipal da Defesa Social, através da Defesa Civil Municipal, fiscalizavam e acompanhavam no local.
Durante os dias de festa, a atuação preventiva foi reforçada, com integração entre os órgãos de segurança e o uso da tecnologia do videomonitoramento. O Forró Caju foi protegido por uma média de 85 guardas municipais atuando por noite, 70 seguranças contratados, um ônibus de videomonitoramento e mais 30 câmeras auxiliando o serviço de inteligência da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), que proporcionou resposta rápidas e assertivas, quando necessário.
Inclusão
Por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, a Prefeitura de Aracaju ofereceu a dezenas de pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida um espaço privilegiado no forró Caju 2019, totalmente adaptado às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e da Lei Brasileira de Inclusão (LBI). O Camarote da Acessibilidade atingiu recorde de público, com cerca de 80 pessoas por noite, que puderam aproveitar a festa em uma área exclusiva, com decoração junina, comidas e bebidas típicas e muita gente bonita.
Saúde
Ações preventivas de saúde também tiveram destaque na festa. A Secretaria Municipal da Saúde percebeu que a grande concentração de público seria uma excelente oportunidade para conscientizar no combate à IST/Aids e ao mosquito Aedes aegypti. Enquanto o Garoto Camisildo interagia com os forrozeiros e chamava a atenção do cantores, a equipe do Previna Móvel da SMS realizava ações simultâneas, como a distribuição de 36 mil preservativos masculinos, 500 preservativos femininos 16 mil gel lubrificantes.
Além disso, foi montado um posto médico avançado, que realizou 79 atendimentos, através de uma escala diária com dois médicos, dois enfermeiros e seis técnicos. O público contou ainda com uma Unidade de Suporte Básico [USB] e uma Unidade de Suporte Avançado [USA], para possíveis remoções de pacientes às Unidades de Pronto Atendimento e ao Hospital Nestor Piva.
As equipes da Vigilância Sanitária também marcaram presença, garantindo a fiscalização dos estabelecimentos e dos ambulantes que comercializaram na área interna do evento, assegurando ao público local e aos turistas o cumprimento das normas legais, como o curso de boas práticas promovido pela SMS.
Limpeza
A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) permitiu aos forrozeiros curtir as atrações em um ambiente limpo e organizado. As áreas internas e externas da praça de eventos Hilton Lopes, local de realização do Forró Caju 2019, mobilizou cerca de 250 pessoas para limpeza e comércio de ambulantes de bebidas e comidas no evento. Durante os quatro dias de festa, foram recolhidas 6,4 toneladas de lixo e fiscalizados 79 comerciantes instalados na área interna da praça e cerca de 50 ambulantes que comercializaram no entorno.
Trânsito
Garantindo a mobilidade e segurança viária na região dos mercados centrais, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) colocou em prática nos dois finais de semana o esquema de trânsito planejado para o Forró Caju 2019. Foram cerca de 50 agentes de trânsito para organizar e orientar condutores e pedestres, além do suporte de viaturas, motocicletas, e da operação da Central de Monitoramento do Trânsito (118), na sede da SMTT.