Convênio entre Prefeitura e instituições de ensino superior garante descontos aos servidores municipais

Agência Aracaju de Notícias
05/08/2019 10h13

Por intermédio da Escola de Governo e Administração Pública (Esgap), a Prefeitura de Aracaju firmou convênio com instituições privadas de ensino superior que possibilita aos servidores do município descontos em cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e EAD (Educação à Distância).

Formatados pela gestão municipal como parcerias público-privadas, os convênio foram firmados com a Universidade Tiradentes e com as faculdades Maurício de Nassau, Jardins, Amadeus, São Luís de França e Estácio de Sergipe.

A partir dessas parcerias, além dos servidores municipais, cônjuges e dependentes destes também estão contemplados com descontos nessas instituições de ensino superior, os quais variam entre 15% e 50%, a depender do curso escolhido. Os descontos serão disponibilizados em relação aos valores de mensalidade e matrícula da formação selecionada.

Para ingressar em uma das instituições conveniadas,  o servidor público municipal deve apresentar declaração de vínculo com a PMA, que deve ser solicitada na Central de Atendimento, no Centro Administrativo, e cópia do contra-cheque. Para cônjuges e dependentes, devem ser apresentadas a certidão de casamento e nascimento, respectivamente.

De acordo com o diretor da Esgap, Bosco Rolemberg, a procura dos servidores tanto para iniciar o primeiro curso superior quanto para prosseguir com os estudos por meio de uma pós-graduação, tem sido constatada pelas universidades.

"Eu recebo o feedback das faculdades e a adesão dos servidores após o início do convênio só tem aumentado. Nós acreditamos que a educação é um instrumento importante para o desenvolvimento do país e é satisfatório saber que estamos colaborando com os servidores ao possibilitar o estudo nessas instituições", afirma o diretor da Esgap.

Bosco Rolemberg afirma ainda que, mais uma evidência do triunfo do convênio é o desejo de outras instituições em também formalizar parceria com a Prefeitura. "O nosso projeto nem completou três meses de ação e já fomos procurados por outras faculdades privadas que estão interessadas em fazer parte da parceria com a Prefeitura. Isso é mais um sinal que o convênio está sendo um sucesso e a tendência é crescer ainda mais", frisa.

Aprovação dos gestores

Melhorar a qualificação do servidor e a sociedade receber um retorno positivo dessa capacitação. É dessa forma que Josenito Oliveira, professor e Pró-reitor Administrativo e Financeiro da Universidade Tiradentes (Unit), vê os frutos que podem ser gerados entre a parceria da Prefeitura com a instituição.

“Não existe em nenhum país, região ou estado, cujo povo tenha se desenvolvido sem educação. Nós estamos trazendo a oportunidade para servidores municipais que possam atingir o seu sonho de concluir um curso superior e, no caso da Unit, também para a pós-graduação. Desejo aos servidores que aproveitem esta grande oportunidade de melhorar a sua qualificação e que possam prestar bons serviços à nossa sociedade”, comenta o gestor.
 
Para o diretor da Faculdade São Luís, professor Ivanilson Leonardo, o convênio firmado pela instituição com a PMA representa uma ótima oportunidade para que o servidor municipal consiga qualificar sua formação acadêmica. “A equipe da Faculdade São Luís se sente muito orgulhosa em estender as melhores condições de ofertas de cursos em suas duas unidades para que o servidor e seu dependente possam obter qualificação profissional dentro de uma mensalidade que de fato possam pagar e com um padrão de qualidade reconhecido, tendo hoje o segundo melhor Índice Geral de Cursos (IGC) do estado das Instituições de Ensino privada, conforme o Ministério da Educação (MEC)”, destaca.
 
É com otimismo que o professor Bruno Antunes, diretor da Faculdade Estácio de Sergipe, avalia a parceria firmada entre a Prefeitura e a instituição de ensino. O educador destaca ainda que o convênio alcançará todas as áreas de conhecimento oferecidas pela faculdade. “Todos os nossos cursos passam a ter descontos a partir desse convênio”, conclui.