Prefeitura de Aracaju atua com eficiência no atendimento emergencial à gestante no 17 de Março

Saúde
11/07/2019 18h10

Durante a atuação da Prefeitura de Aracaju para atender as demandas da população no período de intensificação das chuvas, nesta quinta-feira, 11, os profissionais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) se depararam com uma situação delicada. Por volta das 10h, ao entrar em uma das residências do bairro 17 de Março, os técnicos encontraram uma jovem gestante em trabalho de parto.

“Como muitas pessoas ficaram sem poder sair de suas casas, enviamos uma equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Roberto Paixão até à comunidade para que fossem feitas as avaliações e os encaminhamentos necessários, principalmente das crianças e idosos. Logo na primeira visita encontramos uma gestante que tinha entrado em trabalho de parto. Apesar da grande surpresa, a equipe que atuou no momento agiu com a máxima eficiência para que a mãe e o bebê fossem encaminhados a uma maternidade”, explicou Waneska Barboza, secretária Municipal da Saúde.

Eficiência

A jovem Paula dos Santos Lima, de apenas 16 anos, só havia feito uma consulta durante toda gestação. De acordo com a gerente da Unidade Básica (UBS) Roberto Paixão, Suiane Gomes de Oliveira, que estava presente no acolhimento, a ação rápida dos profissionais foi primordial para que tudo desse certo.

“De imediato acionamos o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e demos início ao acolhimento ali mesmo. Enquanto a ambulância estava a caminho, fomos acompanhando a evolução do quadro com a enfermeira e a médica da UBS. Logo depois, a jovem mãe foi encaminhada para a maternidade Nossa Senhora de Lourdes e lá, os profissionais constataram o quadro já havia sido estabilizado, sem grandes complicações para mãe ou para a criança, pois apesar de muito nova, não foram encontradas quaisquer comorbidades. Logo após esse primeiro diagnóstico, ela foi encaminhada ao Santa Isabel, onde acabou recebendo alta”, revelou a gerente.

Waneska reforçou que são em casos como esse que a maior missão da PMA é revelada: dar assistência às pessoas que mais precisam, no momento que elas mais necessitam. “A essência do nosso trabalho, como o prefeito Edvaldo Nogueira sempre enfatiza, é cuidar das pessoas. Nenhuma obra é tão importante quanto a construção do bem-estar daqueles que habitam nossa cidade. É justamente por isso que a gestão se dedica tanto em melhorar a vida dos aracajuanos. Temos consciência que muita coisa ainda deve ser melhorada, mas não deixaremos jamais de buscar melhorias para quem tanto necessita e confia em nós”, garantiu a secretária.