Prefeitura adere ao Curso Saúde e Segurança na Escola

Defesa Social e Cidadania
15/07/2019 17h12

Na manhã desta segunda-feira, 15, a Prefeitura de Aracaju reuniu, na Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), representantes dos órgãos integrantes do Projeto Aracaju Segura com os membros da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O objetivo foi apresentar uma proposta de formação para a abordagem de um dos importantes fatores de risco associados à violência: o uso abusivo de álcool e outras drogas.

A ação ocorre de forma intersetorial para fortalecer estratégias de enfrentamento à violência, conforme previsto no Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju. Por isso, a formação objetiva preparar educadores, das escolas públicas, para elaboração e implementação coletiva de um projeto, voltados ao fortalecimento da comunidade escolar.

A secretária Adjunta da Semdec, Lílian Carvalho, reforça que a ação proposta pela Fiocruz se coaduna com as ações do Planejamento Estratégico. "O Projeto Aracaju Segura possui como uma de suas metas a qualificação continuada de servidores da rede de cuidado, no tocante à problemática da violência assim como da insegurança. Portanto, é importante dar continuidade a essas ações que, inclusive, já vem sendo desenvolvidas em parceria com a Semed, Assistência e Saúde (SMS) ", explicou.

O curso

O Curso denominado ‘Saúde e Segurança na Escola', realizado pela Fiocruz e Universidade de Brasília (UnB), apresenta uma proposta intersetorial para promover ações integradas de saúde, educação e segurança. O objetivo é a garantia das condições protetivas, além dos direitos de educandos de escolas públicas, em territórios identificados como sendo de alta vulnerabilidade social.

No paradigma da Promoção da Saúde na Escola serão fortalecidas ações institucionais e de intersetorialidade, promovendo articulação entre diversas políticas, com a finalidade de construção coletiva para a segurança e a melhoria da qualidade de vida de todos os atores da comunidade escolar.

Inscrições

O curso, que disponibilizará um total de 100 vagas por município, é composto por cinco módulos, com 16 unidades temáticas e carga horária de 180 horas. As aulas serão realizadas entre os meses de agosto de 2019 e janeiro de 2020. As inscrições terão início dia 16 de julho e seguem até o dia 11 de agosto, através do site (https://educadores.senasp.gov.br/tutores/ ), as aulas tem inicio no dia 19 de agosto e irão até janeiro de 2020.

 

A representante da Fiocruz, apoiadora de território do projeto Saúde e Segurança na Escola, Aline Soares, explicou alguns dos critérios para a participação. "Qualquer pessoa pode se inscrever desde que esteja trabalhando no município ou no estado, ligada a secretaria da Saúde ou da Educação, da Assistência Social, Segurança Pública, além das pessoas ligadas ao ambiente escolar, como associação de pais", ressaltou.


A secretária adjunta da Semdec, Lílian Carvalho, também explicou que membros da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) participarão do processo. Reforça que esses agentes fazem parte da rotina escolar, a partir das rondas, ações preventivas e apoio à segurança.

Instituições parceiras

A parceira para realização do curso, além da Fiocruz e UnB, também envolve o Programa de Estudos e Atenção às Dependências Químicas/PRODEQUI, do Instituto de Psicologia da UnB (IP/PCL), que é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Presenças

Além das representes da Fiocruz e da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), estiveram presente representantes da Coordenadoria de Formação e Aperfeiçoamento (CFA), da Guarda Municipal. A ação ocorre ainda junto com as secretarias da Educação, Saúde e Assistência Social.