The Baggios faz uma imersão nos 15 anos de trajetória da banda em edição especial do Ocupe a Praça

Cultura
18/07/2019 13h10

O trio sergipano The Baggios embalou uma multidão apaixonada por rock'n'roll, na noite desta quarta-feira, 17, na praça General Valadão, em mais uma edição do ‘Ocupe a Praça’, projeto idealizado e executado pelo Núcleo de Produção Digital (NPD) Orlando Vieira, equipamento da Prefeitura de Aracaju vinculado à Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). Em edição especial do projeto, os três jovens músicos integrantes do grupo, nascidos na quarta cidade mais antiga do país, São Cristovão, levaram o público a uma verdadeira imersão nos 15 anos de trajetória da banda, que possui importância ímpar na história da música sergipana.

O presidente da Funcaju, Cassio Murilo, destacou a importância de festejar um momento épico para cultura alternativa sergipana e explicou como surgiu a ideia de homenagear a The Baggios. “Em primeiro lugar, é importante registrar que todos os Ocupes são especiais e esse não poderia ser diferente, pois este projeto comemora os 15 anos da banda que é consagrada internacionalmente, que é sergipana, que é nossa. Então, utilizamos essa ferramenta para reafirmar a cena do audiovisual, bem como mesclamos diversas linguagens artísticas e, por isso, a escolha dos convidados como o mestre Siba, um dos grandes mentores do movimento  manguetown, a musicista sergipana Joesia Ramos, o cantor Alex Sant´Anna e Leo Airplane e por fim, o Trio de Metais Baggios”, detalhou.

O grupo, que consolidou-se em 2016 com o terceiro álbum “Brutown”,  trouxe o conceito de uma cidade à beira do caos com temas cotidianos que dialogam com a realidade do Brasil. Durante o Ocupe a Praça, o vocalista e guitarrista da banda, Julio Andrade, acompanhado do seu  produtor artístico, Carlo Bruno Montalvão, dialogou com o público e contou um pouco da história da The Baggios, que coleciona inúmeros prêmios, como a indicação ao  Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa no ano 2017.
 
“Confesso que ainda estou absorvendo as inúmeras surpresas que vivi nesta noite. Todo esse projeto já faz parte de uma homenagem, então observamos um zelo por parte da Funcaju e do NPD em focar no nosso trabalho, através da exibição de depoimentos de pessoas que nos acompanham há anos, bem como a exibição do nosso documentário ‘Brutown’. O mais marcante é o fato de ser em uma praça pública. Enfim,  tudo isso me deixou bastante emocionado”, relatou Julio, mais conhecido como Julico, um dos integrantes da banda The Baggios.

Para Gabriel Perninha, baterista da The Baggios, se consolidar em 15 anos de trajetória envolve muitas coisas. “Amor, dificuldades, o saber fazer, viver da arte, conquistas e, principalmente, foco. Por isso, não existe uma fórmula, até porque tivemos outras bandas. O que nos mantém vivos é partilhar dos mesmos ideais”, completou.
 
Dentre os variados artistas convidados a participar do setlist do trio homenageado da noite, está o cantor e compositor pernambucano, Sérgio Roberto Veloso de Oliveira. Conhecido como Siba, ele falou sobre a importância de misturar ritmos e fazer no palco a hibridização de culturas. “Na verdade a gente sempre teve tudo haver, porque o que a The Baggios faz é um tipo de sequestro do rock e fazer do nosso jeito. Isso também já é uma tradição nossa. Vivemos rock, mas não como o americano. Muito importante e bonito de ser ver a praça pública de uma capital ser aberta para a cultura, com pessoas diferentes e, inclusive, de classes sociais diferentes. Estou muito feliz e honrado de estar aqui hoje”, comentou o ritmista, que também mantém sua ligação com suas origens rurais.

A apresentadora do programa Mural News, na  Aperipê FM, e personagem importante da cena cultural sergipana, Tanit Bezerra, marcou presença no encontro com a The Baggios. “É nosso papel, enquanto comunicador que trabalha na televisão e rádio pública, divulgar a cena sergipana. A The Baggios é uma celebração, não é só show, é mais do que isso. É uma boa voraz o tempo inteiro. Um trio de sergipanos que saíram de São Cristóvão para conquistar o mundo, porque fazem acontecer. Hoje aqui é uma justa e bonita homenagem”.

O servidor público federal José Pinto Pacheco é fã da The Baggios há 7 anos e tem em seu acervo um dos primeiros trabalhos da banda. “Gosto muito de rock. Comecei a acompanhar os jovens por frequentar shows em que eles estavam. Acho muito bacana continuarem morando em Aracaju, mesmo tendo se consolidado em outros países. Percebo uma preocupação da Prefeitura de Aracaju em sempre valorizar. Isso é super legal, magnífico na verdade. Foi uma noite memorável”, disse.