Prefeitura busca recursos junto ao Ministério do Turismo para obras e eventos em Aracaju

Indústria, Comércio e Turismo
26/07/2019 15h30

Representando a Prefeitura de Aracaju, o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict) Marlysson Magalhães esteve em Brasília nesta quinta-feira, 25, em audiência com o chefe da assessoria especial de Relações Exteriores do Ministério do Turismo, Thiago José Zanini Godinho. No encontro, solicitou recursos para obras de revitalização em equipamentos turísticos, bem como a realização de eventos na capital para promover o destino e fomentar o turismo de negócios.

Uma das reivindicações da Prefeitura apresentadas pelo secretário ao Governo Federal foi a revitalização do Mirante da 13 de Julho, que, segundo Marlysson Magalhães, “é um equipamento de forte apelo à visitação e que necessita de urgentes reparos para que volte a ser um importante atrativo para os aracajuanos e turistas”. Outro equipamento turístico destacado pelo secretário e que precisa de revitalização é o Banho Doce, localizado na praia da Aruana, que, devido ao uso diário e a alta salinidade na área, está com a estrutura desgastada.

Já os mercados Antônio Franco, Thales Ferraz e Maria Virgínia Leite Franco, no Centro Histórico, também objetos do encontro, foram apresentados por Marlysson Magalhaes como "valioso conjunto arquitetônico e de forte identidade cultural na cidade”. “A última grande reforma nos mercados foi há 19 anos e já é preciso cuidados específicos em sua estrutura. Eles representam não só uma área de compras, contemplação e lazer, mas um pedaço importante da formação da cidade e do nosso povo”, frisou. 

Ainda durante o encontro, Marlysson Magalhães tratou da revitalização do Farol do Cotinguiba, no bairro Farolândia, um histórico ícone urbano em um dos mais populosos bairros da cidade, e também de obras para a recuperação do Museu do Mangue, na Coroa do Meio, um marco de resistência e de sustentabilidade ambiental.   
 
Thiago Zanini considerou relevantes e justas as demandas apresentadas, pela importância dos atrativos para a cidade e para o desenvolvimento do turismo da capital sergipana. Ele se comprometeu a avaliar as questões orçamentárias e situação dos projetos no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Siconv), ferramenta online que agrega e processa informações sobre convênios com recursos federais, para, em breve, voltar a tratar do assunto com o titular da Semict. 
  
Ao fim da audiência, Thiago Zanini anunciou que, no próximo dia 19 de agosto, o ministro do Turismo estará em Aracaju para o lançamento do Investe Turismo, programa do Governo Federal, em parceria com a Embratur e o Sebrae, e que também fará parte da comitiva ministerial para ampliar o conhecimento sobre as demandas tratadas na reunião; e assegurou, também, que ainda neste segundo semestre Aracaju será sede de um encontro internacional. 

Marlysson Magalhães saiu satisfeito do encontro, firmando compromisso com Thiago Zanini de fortalecer as relações entre a gestão municipal e o Ministério do Turismo, por meio de permanentes contatos e reuniões de trabalho. “O encontro foi muito bom pela receptividade que tivemos, pelo que Thiago deixou encaminhado, e também para mostrarmos que precisamos de auxílio e atenção do governo federal. É fundamental termos essa porta aberta para dialogarmos em busca de recursos e ações para nossa cidade, que tem um incrível potencial turístico para ser vitrine no mapa do governo federal”, afirmou o secretário.