Se um paciente de determinada Unidade Básica de Saúde (UBS) de Aracaju precisar receber atendimento no Hospital Nestor Piva, na Zona Norte, a equipe de lá já terá acesso às informações dele automaticamente e de forma segura. Isso porque o prontuário eletrônico já foi implantado em todas as UBS e em outros equipamentos da rede, permitindo essa integração.
Com o prontuário eletrônico, equipes médicas de quaisquer unidades da rede municipal de Saúde podem visualizar as informações de um paciente e saber, por exemplo, se ele é hipertenso, diabético ou se já passou por um procedimento cirúrgico. Essa integração, segundo a secretária municipal da saúde de Aracaju, Waneska Barboza, faz com que o médico tenha uma segurança maior no diagnóstico e tratamento.
“Essas duas situações são as principais já perceptíveis com a implantação do prontuário eletrônico, pois a manutenção das informações do paciente e a possibilidade de acesso delas por qualquer profissional, seja na própria unidade de saúde, seja num hospital da nossa rede de urgência ou no Cemar, são melhorias significativas para a rede”, afirma Waneska Barboza.
Em Aracaju, as 45 Unidades Básicas de Saúde (UBS) administradas pelo município já contam com a implementação total do prontuário eletrônico desde o mês de junho, quando 100% da rede de atenção primária foi atendida com o novo sistema. Waneska afirma que as análises da implantação ainda estão no início, mas que o acesso às informações já possibilita a apresentação de alguns cenários para a gestão, que, a partir deles, poderá ter um planejamento mais eficaz das políticas públicas de saúde.
Isso será possível, porque, na prática, além da integração entre os equipamentos de saúde, o prontuário eletrônico permite diversas outras ações, como medir o tempo médio de atendimento e, com isso, avaliar se o profissional realiza o atendimento no tempo adequado: se é muito rápido ou demorado demais.
“Isso permite que façamos todas as adequações na oferta do serviço, porque é preciso que a gente defina quantas consultas a rede pode ofertar em determinada unidade ou por determinada equipe de saúde da família. Para isso, eu preciso saber o tempo médio de atendimento do profissional”, ressalta Waneska.
Para além do tempo, é possível extrair do prontuário, também, a produção de cada profissional, como o quantitativo de exames de lâmina que uma enfermeira faz em determinada equipe. “São informações importantes, pois nos possibilita planejar para poder atingir os indicadores”, diz ela. Também é possível saber a quantidade de medicamentos dispensada e, com isso, planejar melhor a compra. “Com o prontuário eletrônico, sei a média do que estou dispensando, quanto estou gastando e posso planejar a compra de 2020 baseada no que foi consumido em 2019, por exemplo”, reforça.
Nesse sentido, aliás, a Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju já constatou um dado importante nesse período de pós-implantação do prontuário eletrônico: financeiramente, está investindo os mesmos valores que antes, porém, com um abastecimento maior. Outra situação possível com o sistema é o acompanhamento da vacinação, já que as informações passarão a ficar registradas no prontuário eletrônico.
E ainda há outras possibilidades programadas para um futuro próximo, como o fato de o próprio usuário poder marcar sua consulta através de um aplicativo, sem a obrigatoriedade de ir até a unidade. “Ele também poderá acompanhar o andamento de um exame, se ele já foi autorizado, se está em análise”, revela Waneska Barboza. Com a plataforma de análise da saúde também será possível avaliar qual a posição de determinado procedimento solicitado na fila e qual o número da posição. “Então, ele também traz transparência ao processo”, reforça a secretária.
Próximos passos
A Secretaria Municipal da Saúde dá continuidade à implementação do prontuário eletrônico também na rede de urgência, que já conta com a inclusão do Hospital Nestor Piva, na Zona Norte, faltando apenas o Fernando Franco, na Zona Sul, além do Cemar Siqueira Campos, que já tem alguns setores com prontuário implantado.
Com a implantação total dentro da rede de urgência, será possível analisar se o tempo de atendimento médico segue a classificação de risco, por exemplo. “Com o prontuário, é possível ver se aquele paciente está sendo atendido dentro do tempo em que foi classificado, possibilitando um atendimento justo e evitando grandes riscos. Isso possibilitará que a gestão avalie se quem atende na rede está seguindo os critérios”, destaca Waneska.
Além disso, a Secretaria está trabalhando o planejamento para que já na próxima semana, em cinco unidades de saúde, a marcação de exames e procedimentos seja feita diretamente pelo profissional médico. Essa nova metodologia está sendo implantada nas Unidades Joaldo Barbosa (Bairro América), Hugo Gurgel (Coroa do Meio), Dona Sinhazinha (Grageru), Manoel de Souza Pereira (Jabotiana) e Cândida Alves (Santo Antônio).
Isso permitirá que o próprio médico que solicita o exame insira o paciente na fila, sem que seja necessário ele ir até a recepção da unidade para agendar. “Estamos trabalhando também com a regulação dos procedimentos, pois como temos 30 mil, em média, por dia para regular, a Central estabelece as prioridades. Tudo isso é benefício que é agregado ao sistema de saúde”, destaca Waneska.