Prefeitura capacita membros do CREA-SE para compor Núcleo Técnico de Defesa Civil

Defesa Social e Cidadania
31/07/2019 11h36

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social e da Cidadania (Semdec), realizou o segundo encontro de capacitação do Núcleo Técnico de Defesa Civil (Nutdec), em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (CREA-SE).

Conduzida pela Defesa Civil de Aracaju, a ação teve início nesta terça-feira, 30, quando foi possível instruir os participantes sobre o trabalho desempenhado pelo órgão municipal, suas competências, áreas de atuação e ações executadas, em diversos setores da sociedade.

Na ocasião, foram compartilhadas informações sobre os tipos de desastres naturais e tecnológicos, com os quais o órgão trabalha, além de terem sido detalhados os cinco pilares da Defesa Civil, que são a prevenção, preparação, mitigação, resposta e recuperação. O conteúdo possibilitou ainda reproduzir as diferenças técnicas entre os tipos de desastres relacionados aos alagamentos, inundações e deslizamentos de terra.

Esse Núcleo Técnico nasce a partir de um convênio assinado pelo secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, e pelo presidente do CREA-SE, o engenehiro agrônomo Arício Silva. "É uma parceria que promove a capacitação de engenheiros e técnicos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe, para auxiliar nas ações de Defesa Civil, a exemplo de avaliações e elaboração de laudos. Para nós, é um apoio a mais, contando com pessoas capacitadas e gabaritadas, que fazem parte do CREA-SE. Esse é o início de uma parceria que pode render bons frutos para o município de Aracaju", destacou o secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, houve a possibilidade de discorrer sobre os documentos técnicos que a Defesa Civil produz. Foram contemplados desde relatórios técnicos, até pareceres, notificações, registros fotográficos e outros. "Tudo isso visando um maior conhecimento sobre o que é a Defesa Civil, como trabalha, situações que atua, com o objetivo de que eles, quando forem sair às ruas, tenham noção do que está por vir", explicou.

Segundo o engenheiro mecânico e membro do CREA-SE Assis Oliveira, a reunião foi bastante proveitosa. "A reunião foi um pontapé inicial para a criação desse Núcleo de ação de apoio à Defesa Civil Aracaju. Aprendemos muito sobre o que faz a instituição, o que pode ser feito e a nossa contribuição como profissionais. Tenho a certeza de que os resultados serão positivos e, por consequência, garantirá maior segurança aos habitantes da Grande Aracaju", disse o participante.

A capacitação envolvendo 10 membros do CREA-SE contará com uma visita técnica em área de risco, para aprimoramento dos conhecimentos adquiridos durante as reuniões. A formação será concluída no dia 20 de agosto, quando haverá a certificação dos participantes, que estarão habilitados a compor o Núcleo Técnico de Defesa Civil.