Prefeitura inicia segunda etapa da obra de infraestrutura da avenida Euclides Figueiredo

Obras e Urbanização
05/08/2019 16h59
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A Prefeitura de Aracaju iniciou, nesta segunda-feira, 5, a execução da segunda etapa da obra de infraestrutura da avenida Euclides Figueiredo, na zona Norte da capital. O projeto contempla a implantação de micro e macrodrenagem e a retirada de todo o pavimento antigo da via para a aplicação de nova camada asfáltica.

A execução desta obra segue o calendário pactuado pela gestão municipal com moradores e comerciantes locais. Cerca de 650 células de concreto, com medidas superiores às das manilhas existentes hoje, serão implantadas em um trecho de cerca de 630 metros, situado entre o acesso ao bairro Soledade e a rua do Toque, no acesso ao Jardim Bahia.

Para isso, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) implantou um ponto de bloqueio na via, no cruzamento da avenida Euclides Figueiredo com Benjamin Constant – em frente a um posto de combustíveis. O fluxo de veículos foi alterado, assim como os itinerários de alguns veículos do sistema de transporte público que passam pela região.

Os trabalhos começaram com a vedação de uma parte da tubulação do canal do Jardim Bahia para possibilitar as primeiras escavações. Em seguida, iniciou-se a implantação, de forma sequencial, de 460 células duplas nos primeiros 350 metros em obras e depois mais 190 células simples nos 290 metros seguintes.

Para Geraldo Santana, diretor de Obras da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a fase mais complexa se concentra neste ponto. “Daqui do canal do Jardim Bahia até o cruzamento com a avenida Benjamim Constant terá mais complexidade porque mais da metade da avenida será escavada para colocar as células duplas”, explica o engenheiro, ao destacar que ao passo em que a drenagem for implementada o trânsito será liberado.

Como a primeira parte desta obra, situada entre a rótula do bairro Lamarão e o ponto conhecido como ‘Maria Gorda’, já foi concluída, a meta é que nos próximos quatro meses a avenida esteja devidamente pavimentada e com o sistema pluvial embutido no subsolo.

Quem confirma este cronograma é o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, ao ressaltar a importância da obra. “Praticamente estamos duplicando a capacidade de vazão das águas pluviais na Euclides com estas células. Hoje, as manilhas que desaguam no canal do Jardim Bahia são insuficientes, por isto há alagamentos e nesta nova reconfiguração o tempo de deságue será quase imediato”, afirma o secretário.  

Diálogo com moradores

Morador local, Anselmo Pereira acompanha de perto a execução dos serviços na avenida Euclides Figueiredo e, apesar de cobrar celeridade, por reconhecer a complexidade do projeto, foi um dos que pactuaram com a Prefeitura o cronograma  da obra para o período pós-chuvas.

“A gente reconhece que a obra vai nos beneficiar. O que eu peço é que no andamento da obra se tome algumas providências para amenizar os transtornos, como de vez em quando passar um carro-pipa para diminuir a poeira. Nós sabemos que tudo isto será em nosso benefício mas vamos ficar atentos”, diz o morador.

Segundo Anderson Vieira, gerente de uma madeireira localizada no trecho onde estão sendo executadas as perfurações no solo, é possível que nestes primeiros dias o movimento diminua mas quando os serviços estiverem concluídos as vendas voltarão ao normal. “A obra pode afetar o meu comércio, mas tenho consciência de que no futuro tudo isso vai nos trazer benefícios. Então é ter paciência e colaborar como podemos”, diz o comerciante, ao elogiar a postura da Prefeitura em disponibilizar contatos telefônicos dos engenheiros da Emurb para alguma eventualidade ou possíveis dúvidas da comunidade.

A obra

O projeto executivo e arquitetônico desta obra prevê a complementação da micro e macrodrenagem, sinalização, acessibilidade, fresagem e requalificação de 1,3 km de pavimentação asfáltica. Para isso , a Prefeitura de Aracaju investe cerca de R$ 7,6 milhões, em recursos conveniados entre o município e o Governo Federal, e todos os equipamentos de saneamento e mobilidade previstos para serem implantados na via respeitam o cronograma e as diretrizes técnicas.