Prefeitura promove palestra sobre Saúde Bucal para grupo da UBS Geraldo Magela

Saúde
06/08/2019 17h26
Início > Notícias > Prefeitura promove palestra sobre Saúde Bucal para grupo da UBS Geraldo Magela

Formados por pessoas que convivem com diabetes, o Grupo Adoçando a Vida realizou mais um encontro mensal, nesta terça-feira, 6, com apoio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no qual abordou a importância da saúde bucal.

Os integrantes do Grupo são usuários da UBS Geraldo Magela, localizada no conjunto Orlando Dantas, e, assim como demais grupos das unidades básicas de saúde da capital, contam com apoio da Prefeitura de Aracaju para a realização de suas atividades.

As reuniões do Grupo Adoçando a Vida acontecem uma vez por mês e sempre abordam diferentes temas com a participação de profissionais, convidados, que se transformam em facilitadores dos assuntos.

“Este Grupo é formado por pessoas que tenham algum diagnóstico de diabetes, que utilizam insulina ou não, e também por pessoas que têm hipertensão, porque são doenças crônicas associadas. Hoje, a facilitadora foié a odontóloga Laura Calazans, que explanou sobre saúde bucal e os cuidados mais específicos para este público”, explicou a enfermeira Rute Silva.

Rute destaca que o grupo conta com o apoio de outros profissionais de saúde, como fisioterapeuta, nutricionista, psicóloga, assistente social e agentes comunitários de saúde. “Neste grupo está inserida a equipe de saúde da família, o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf), a equipe de saúde bucal, mas todos se envolvem e colaboram muito conosco. Em novembro deste ano, o grupo completa cinco anos de existência. É um grupo bem animado, participativo”, frisou.

Integrante do grupo, Maria Edna Santana, 77, começou a participar das atividades antes mesmo de receber o diagnóstico de diabetes, através do acompanhamento de uma vizinha. “Eu gostei e fiquei participando, cada mês aprendo algo novo. A palestra de hoje foi muito boa porque explicou os cuidados de higiene bucal para quem usa prótese dentária, tirar antes de dormir, escovar, colocar em um copinho com água. Não sabia que quem tem prótese permanente pode ter cárie, se não tiver cuidado”, disse a usuária da UBS Geraldo Magela ao salientar os benefícios desta iniciativa.