Saúde promove palestra sobre sexualidade para mulheres do bairro Santo Antônio

Saúde
07/08/2019 18h01
Início > Noticias > 82560

Cuidar da saúde e não apenas do adoecimento é um dos maiores objetivos do Sistema Único de Saúde (SUS). As atividades de promoção à saúde e prevenção de agravos são importantes e contribuem para a autonomia e qualidade de vida dos usuários.

Por isso, nesta quarta-feira, 7, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou uma palestra sobre sexualidade para um grupo de mulheres inscritas no Programa Bolsa Família e usuárias da Unidade Básica de Saúde (UBS) Cândida Alves, no bairro Santo Antônio.

A reunião aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Pedro Averan e teve como objetivo tratar sobre educação sexual, bem como sobre prevenção de gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis.

Segundo a psicóloga Fernanda Sampaio, as equipes de saúde têm a missão de promover encontros como esses, nos quais são reunidos diferentes grupos como gestantes, mães, idosos, hipertensos e diabéticos, para palestras interativas.

Importância

“Esta palestra surgiu de um pedido das próprias usuárias da UBS, que se queixavam da falta de informações sobre determinados temas. Hoje discutimos sobre sexualidade, como as questões relacionadas à identidade de gênero, orientação sexual e assédio. Então, discutimos e promovemos uma atualização e sensibilização para que eles levem até as famílias  e discutam com os adolescentes para diminuir os altos índices de gravidez na adolescência e contaminação de HIV e outras IST’s”, explicou a psicóloga Fernanda Sampaio.

Após a palestra, as participantes puderam discutir e contar suas experiências, além de trocar ideias e tirar dúvidas. "Atividades como essas trazem múltiplos benefícios, além de estreitarmos a relação entre saúde e comunidade, também ajudamos a difundir conhecimentos importantes como esse, que é o de mostrar a importância da sexualidade na vida das famílias", complementou.

Atividades

A Secretaria Municipal da Saúde tem investido na educação como prevenção às doenças e tem realizado atividades diversas envolvendo as famílias, as quais são orientadas para serem multiplicadoras de hábitos saudáveis. De acordo com a coordenadora do Serviço Social da SMS, Sindaya Belfort, o total de participantes do Programa Bolsa Família com perfil saúde em Aracaju é de 48.282 beneficiários.

“Estas pessoas são acompanhadas nas 45 UBS, e o acompanhamento inclui todas as ofertas de saúde que as equipes multiprofissionais da Atenção Primária disponibilizam, que são: atendimentos individuais e procedimentos e atividades de Educação em Saúde. A educação em saúde é fundamental para o desenvolvimento da autonomia das pessoas com o cuidado da própria saúde, além de ser espaço de fortalecimento de vínculos entre população assistida e as equipes”, explicou.