Prefeitura realiza serviços preventivos para aliviar a rede de drenagem da zona Norte

Serviços Urbanos
07/08/2019 17h26

A Prefeitura de Aracaju continua em alerta por causa da possibilidade de mais chuvas na capital, nos próximos dias. Desse modo, os trabalhos preventivos que promovem o melhoramento da drenagem na rede pluvial do município seguem sem interrupção. Assim, cumprindo o cronograma diário de ações, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) realizou, nesta quarta-feira, 7, o monitoramento e limpeza em canais e córregos da zona Norte da cidade.
 
A equipe da Diretoria de Operações da Empresa se dirigiu ao conjunto residencial Dr. Cleonaldo Silva Araújo, no bairro Coqueiral. Durante a visita, os técnicos constataram que um dos acessos para escoamento das águas pluviais estava obstruído pelo material proveniente dos morros que ficam nas proximidades. 

“Nessa operação estamos utilizando uma escavadeira hidráulica e a retroescavadeira para dar mais celeridade na retirada da lama e areia que desce pelas encostas e invade as ruas em dias de chuva. A manutenção deste trabalho irá contribuir também para evitar que os mecanismos de drenagem da localidade, a exemplo das bocas de lobo, fiquem obstruídos evitando possíveis pontos de acúmulo e alagamentos”, esclareceu o coordenador de Transbordo, Transporte e Aterro Sanitário, Vinícius Almeida.
 
Já no loteamento Copacabana, no bairro Japãozinho, o serviço mecanizado de desobstrução da saída do canal, iniciado na segunda-feira (5), teve que ser suspenso nesta quarta-feira. Segundo o coordenador, a operação minuciosa e delicada poderia oferecer riscos aos agentes. “Por conta das chuvas intensas na terça-feira (6), o solo ficou muito encharcado, fazendo com que o terreno perdesse a estabilidade, o que dificulta a operacionalidade das máquinas. Tão logo o terreno ofereça segurança iremos retomar o serviço que seguirá pelos próximos dias”, destacou Vinícius.
 
Reconhecimento
 
Para Marcos de Lima Cabral, um dos primeiros moradores do loteamento Copacabana, o trabalho preventivo desenvolvido pela gestão do prefeito Edvaldo Nogueira tem feito a diferença neste período de chuvas mais intensas. “Como a região do loteamento é mais baixa em relação à avenida, quando chovia mais forte a água ficava acumulada e invadia as nossas casas por não ter por onde escoar, mas, a partir de agora será diferente, pois vejo que o trabalho da Prefeitura está sendo bem feito e vai fazer com que a gente durma mais tranquilo”, destacou o morador.

“Se não fossem as ações constantes da Prefeitura com limpeza nas ruas e nos canais da região, o estrago aqui poderia ter sido maior com as últimas chuvas. Só temos que agradecer a essa gestão que procura sempre fazer melhorias pela população”, disse o vendedor José Batista de Souza , que mora no loteamento Copacabana há cerca de 15 anos.