Empoderamento feminino é tema de ação com usuários do Caps David Capistrano

Saúde
13/08/2019 15h13

Promover o autocuidado, incentivar a autoestima, despertar no público feminino a consciência sobre assuntos de empoderamento, reunindo em um só lugar histórias, experiências e sorrisos. Estes foram alguns dos objetivos da ação promovida pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), nesta terça-feira, 13, no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) David Capistrano, no bairro Atalaia.

A ação contou com a palestra da psicóloga Patrícia Pinatti sobre empoderamento feminino e teve como público-alvo os usuários da unidade. A palestrante destacou a importância de colocar a mulher em evidência, ensinando-a a combater os abusos diários.

“Todas as mulheres são de luta e nenhuma delas deseja a violência, seja intelectual, moral ou física. Nós estamos aqui para falar para todos, que elas sejam o que quiserem ser, e que denunciem, que gritem e que digam a todos os companheiros que elas merecem muito amor”, explicou Patrícia.

Importância

A usuária Gardênia Rodrigues participou da atividade  e elogiou a abordagem de temas como este. “Um homem nunca vai saber o que é ser mulher, criar filho, trabalhar, ficar bonita e ainda ter tempo pra viver bem. Eu espero que, através do diálogo e da nossa valorização, possamos conquistar, cada vez mais, os nossos espaços”, enalteceu.

Também usuária, Maria Amélia de Jesus avaliou a ação de forma positiva. “Eu fico muito feliz em participar das terapias do Caps, das reuniões e oficinas, aprendo diariamente”, afirmou.

Durante o evento, diversos outros temas, como igualdade de gênero, também foram discutidos com as participantes. O instrutor de artes livres do Caps David, Antônio Aragão, ressalta que momentos como esses são estratégicos para disseminar ideias que devem ser impostas na sociedade.

“Esse é o nosso principal foco, usar esses momentos para associar com temáticas importantes para sociedade, a fim de promover o diálogo. Aqui, nós usamos essa esfera cultural para trazer assuntos pertinentes para reflexão através de ações. Um exemplo deles, é o empoderamento feminino, tão importante ser pautado, principalmente, por causa dos altos índices de violência contra a mulher. Buscamos trabalhar com os nossos usuários a autonomia e empoderamento, fazendo com que os próprios se tornem multiplicadores das ideias discutida”, esclareceu.