Prefeitura consulta animais dos bairros Jardim Centenário e Olaria que serão atendidos pelo Castramóvel

Saúde
14/08/2019 16h31

Após o cadastro de animais nos bairros Jardim Centenário e Olaria para a realização de castrações, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), fará uma série de consultas nos cães e gatos para avaliar se todos atendem às condições físicas necessárias antes da operação. Ao todo, o Castramóvel cadastrou 300 animais nos dois bairros.

“Agora verificaremos se os animais cadastrados estão sadios e se têm condições de passar pelo procedimento cirúrgico e anestésico. Estamos fazendo essas consultas em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) José Calumby, onde também orientamos a preparação para a castração”, explica a gerente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Marina Sena.

Na consulta é verificado se os animais possuem comprovação de vacinação antirrábica, vermifugação, se estão dentro do peso ideal e livre de doenças que possam comprometer alguma etapa do processo. Caso não haja comprovação desses cuidados, o animal será vacinado e vermifugado.

Ainda segundo Marina, são vários os benefícios da castração. “O procedimento previne doenças, como o câncer, o que tende a prolongar a vida do animal; reduz a agressividade; diminui a demarcação de território; alguns animais ficam mais caseiros, o que diminui os riscos de adquirir doenças, sofrer com envenenamento, maus tratos ou atropelamentos”, destaca.

A verificação é importante para garantir que os animais passem pelas cirurgias e anestesias sem problemas, e tenham uma boa recuperação. Além disso, para poder castrar o animal é preciso estar atento a todas as normas do projeto. Os cães e gatos devem ter idade entre cinco meses e oito anos de idade; apenas os machos serão esterilizados; animais comunitários, que vivem em locais públicos, poderão ser esterilizados, desde que alguém se responsabilize e tenha um lar temporário para a recuperação pós-cirúrgica.

Morador do Jardim Centenário, Luiz Fernando Santana levou o gato para ser avaliado e considera a ação muito importante. “Depois de ter feito o cadastramento, trouxe meu gato para a consulta e agora é esperar para castrar, pois é necessário para controlar a reprodução para diminuir o número de abandonados e evitar que eles adquiram doenças”, opinou.

O Castramóvel

O projeto teve início em dezembro de 2017, quando a Secretaria da Saúde iniciou o cadastramento de ONGs, com posterior cadastro de tutores de animais em fevereiro de 2018. Já as cirurgias começaram a acontecer em março de 2018.

“Em janeiro de 2019 foi finalizada as castrações dos animais do bairro Bugio, com um total de 24 cirurgias. Em fevereiro deste ano, por solicitação da Emsurb, foram realizadas castrações nos animais que vivem soltos no Parque da Sementeira, Cemitério São João Batista e Parque dos Cajueiros, num total de 36 cirurgias. De março a maio, no bairro América, foram realizadas mais de 150 cirurgias de animais cadastrados. Em julho, foram realizadas na Cohidro, 22 cirurgias. Somente neste ano se 2019, já foram realizadas 234 cirurgias”, acrescentou.