Creches da rede municipal mantêm atendimento durante recesso escolar

Agência Aracaju de Notícias
21/08/2019 05h00
Início > Notícias > Creches da rede municipal mantêm atendimento durante recesso escolar

Promovendo o adequado desenvolvimento da criança, as creches são fundamentais para a comunidade, pois atuam a serviço da família e representam uma resposta educativa muito além da simples substituição desta. Por este motivo, a Prefeitura de Aracaju mantém esse serviço, oferecido nas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emei), de forma continuada, mesmo com o recesso das atividades escolares, medida de grande valia para muitas famílias aracajuanas.

De acordo com diretora de Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação, Nubia Lira, manter a continuidade do serviço é de extrema importância, pois é uma assistência fundamental para muitas famílias. “No caso das famílias que trabalham, mantêm uma ocupação contínua e precisam ter um espaço para que as crianças sejam atendidas, com a garantia de que, naquele local, com profissionais qualificados, há um serviço ofertado que considera até o desenvolvimento lúdico da criança, o cuidado em si, o processo de alimentação, a hora do descanso, tudo assistido por profissionais que estão nas creches, é muito importante. É a garantia das famílias de que durante esse período em que eles trabalham, os filhos são atendidos com qualidade”, reforçou Núbia.

Segundo o Conselho Nacional de Educação, a creche deve ter a função de cuidar e educar a criança. A maior parte do cotidiano desse ambiente está centrada em momentos práticos e de assistência por questões de direitos prioritários à infância, como a alimentação, a higiene, o descanso e momentos de lazer nos quais as brincadeiras ocupam o seu lugar.

“Eles chegam aqui às 6h30 e ficam aqui conosco durante dez horas, porque os pais saem logo cedo para trabalhar e ao final da tarde retornam para buscar as crianças. Durante o dia tem toda uma rotina, que começa com o acolhimento, o momento de chamadinha, a parte da musicalização e logo após são desenvolvidas as atividades pedagógicas. Dentro da rotina realizada na creche estão os momentos de refeição, que acontecem quatro vezes ao dia. As cuidadoras, seguindo as orientações da coordenação pedagógica, desenvolvem, diariamente, atividades que estimulam as habilidades motoras e cognitivas das crianças”, elenca a coordenadora pedagógica da Emei Professora Maria Givalda da Silva Santos, Clariane Ramos.

A diretora desta Emei, Flávia Alves, destacou um dos principais motivos pelos quais a oferta de um serviço de qualidade é fundamental nessas unidades. “A maioria dos pais precisa deixar as crianças aqui porque eles trabalham e não têm familiares ou pessoas que possam ficar com eles em casa. Então, a creche é de fundamental importância na vida dessas pessoas porque eles precisam trabalhar, precisam ter a renda. Na creche, as crianças são assistidas de forma integral e os pais podem sair despreocupados para seu ambiente de trabalho”, afirmou.

Ter um local seguro e com qualidade no atendimento é também recurso para pais que estão à procura de emprego. Francisca da Conceição, de 30 anos, vê na creche municipal um ambiente capacitado para deixar sua filha de 11 meses de idade. Desempregada, Francisca deixa a filha na creche para buscar emprego.

“É ótimo e me ajuda a resolver questões de trabalho, porque no momento estou desempregada; ou resolver alguma questão de saúde. Ter minha filha na creche é uma grande ajuda. Foi muito importante continuar o funcionamento, mesmo com o recesso da pré-escola, porque, principalmente um bebê, não é confiável deixar com qualquer pessoa. Por não ter emprego, faço alguns “bicos” de faxina e aqui já me ajuda bastante, porque a família é pequena, a avó já é de idade, então não tenho com quem deixar ela”, contou Francisca.