Ação de combate ao Aedes no Dom Luciano tem aprovação da comunidade

Serviços Urbanos
17/08/2019 15h43
Início > Notícias > Ação de combate ao Aedes no Dom Luciano tem aprovação da comunidade

Na manhã deste sábado, 17, foi colocado em prática pela Prefeitura de Aracaju mais um mutirão de combate ao Aedes aegypti, desta vez atendendo a comunidade do mais recente bairro da capital, o Dom Luciano, localizado na zona Norte.
 
Assim como ocorrido em outras regiões, trabalhadores da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e de demais órgãos municipais, somaram forças para dar continuidade ao Plano de Intensificação de Combate ao mosquito transmissor da dengue, lançado em 28 de junho.
 
Para esta ação, o ponto de partida foi o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Jael Patrício. Cerca de 70 garis e margaridas, divididos em seis equipes, deram início às atividades de varrição e capinação, sendo esta última executada de forma manual e com o uso de roçadeiras elétricas. 

“Igualmente aos outros mutirões, estaremos presentes em todas as ruas do bairro, observando também terrenos e casas em situação de abandono. Estes são locais onde costuma haver um número grande de resíduos descartados irregularmente e que acabam tornando-se reservatórios de água parada”, explicou o coordenador de Manutenção de Vias Públicas da Emsurb, Everaldo Ferreira.
 
Uma das primeiras ruas a receber o trabalho dos agentes, foi a Valdemiro José de Souza. Moradora do local há cerca de 10 anos, Ana Lúcia Santos elogiou a atuação da Prefeitura. “Foi na gestão de Edvaldo Nogueira que começamos a ver o nosso bairro limpo. Constantemente, os agentes estão por aqui, tanto que alguns deles até já se tornaram conhecidos da comunidade”, comentou a dona de casa. 

 Em um outro ponto, mais precisamente na rua José de Melo, fiscais da empresa municipal identificaram uma casa abandonada com grande quantidade de lixo, resíduos sólidos e mato alto. Do local, foram retirados itens como pneus, geladeira e até um vaso sanitário. O casal Dacilene Cuz Santana e Joilson Soares Cruz, moradores desta mesma rua, presenciaram atentamente o trabalho das equipes.
 
“Estávamos preocupados com a situação desta casa pois a maioria das pessoas, infelizmente, não têm nenhuma consciência”, disse ela. “Se não fosse a Prefeitura, não saberíamos o que poderia acontecer com tanto lixo em um lugar só”, completou o comerciante. 

Na rua A, outra residência também precisou da intervenção dos agentes de limpeza, que, com o auxílio do serviço de Cata-treco, recolheram vários objetos que representavam risco à proliferação do Aedes. “Percebemos o empenho da Prefeitura na luta contra dengue, mas, infelizmente, de nada adianta se os moradores não fizeram a sua parte”, relatou o autônomo Rodrigo Vieira, residente há poucos metros do local.
 
Segundo informações da Diretoria de Operações da Emsurb, durante a próxima semana, as equipes da Empresa permanecem na região cumprindo a meta de atender todas as ruas da localidade.